Atualizado em 9 de maio
A transformação de Renato Manfredini Jr. no mito Renato Russo, um dos maiores ídolos da música brasileira, é o período destacado no filme “Somos tão Jovens”, de Antonio Carlos Fontoura, principal estreia nas telonas do país na sexta-feira, 3 de maio.
Em Campinas, o filme entrou em cartaz em todos os cinemas. Veja a programação nas salas da cidade.
O longa teve uma pré-estreia no Theatro Municipal em Paulínia no dia 30 de abril, com a presença da equipe técnica e elenco, inclusive com o protagonista Thiago Mendonça (foto à esq.), que teve a missão de interpretar o músico. O filme teve 40% de sua produção rodada em Paulínia e o restante foi produzido em Brasília, onde nasceu a banda Legião Urbana. Mais de 1.300 pessoas estiveram no teatro para acompanhar a sessão.
Segundo o diretor Antonio Carlos da Fontoura o filme exigiu uma grande preparação dos atores. “Fizemos todas as músicas do filme ao vivo, o que foi muito complexo porque todos tiveram que ser um pouco de músicos também”, disse.
Inicialmente, o produtor Luiz Fernando Borges queria fazer um documentário sobre Renato Russo. Em 1999 ele chegou a apresentar a proposta aos pais do cantor. Foi apenas quando o diretor Antonio Carlos da Fontoura entrou no projeto que surgiu a ideia de transformá-lo em um longa de ficção, que abordasse a juventude do líder da Legião Urbana.
A história começa em Brasília, nos anos 70. Renato acabou de se mudar com a família para a cidade, vindo do Rio de Janeiro. Na época ele sofria de uma doença óssea rara, a epifisiólise, que o deixou numa cadeira de rodas após passar por uma cirurgia. Obrigado a permanecer em casa, aos poucos ele passou a se interessar por música. Fã do punk rock, Renato começa a se envolver com o cenário musical de Brasília após melhorar dos problemas de saúde. É quando funda a banda Aborto Elétrico e, posteriormente, a Legião Urbana.
Thiago Mendonça (que fez o cantor Luciano no filme “Dois Filhos de Francisco”) foi o responsável por reviver na tela o músico Renato Russo dos 16 aos 22 anos.
O elenco conta ainda com Sandra Corveloni, Marcos Breda, Bianca Comparato, Laila Zaid, Bruno Torres, Daniel Passi, Sérgio Dalcin, Conrado Godoy, Nicolau Villa Lobos, Ibsen Perrucci, Olivia Torres, Nathalia Lima Verde, Leonardo Braga, Eduardo Moraes.
A trilha sonora, composta por Carlos Trilha, parceiro de Renato Russo, traz músicas inéditas do cantor, a partir de letras encontradas em um caderno e nunca musicadas.
Veja crítica no blog CineCultura
Confira o trailer abaixo:
(Com informações e foto da assessoria de imprensa da Prefeitura de Paulínia)
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74