Foto - crédito: Heloisa Bortz / Prefeitura de Campinas, divulgação
O premiado drama teatral “As Aves da Noite”, escrito por Hilda Hilst há 57 anos, chega a Campinas em uma sessão gratuita no Teatro Municipal José de Castro Mendes. Vencedor do Prêmio APCA 2022 de Melhor Espetáculo Virtual, a montagem será encenada no dia 16 de outubro, quinta-feira, às 20h. A apresentação incluirá acessibilidade em Libras e será seguida de um bate-papo com a plateia.
A peça, com direção de Hugo Coelho, é uma versão contemporânea do texto que se inspira na história real do padre franciscano Maximilian Kolbe. Ele se ofereceu voluntariamente para morrer no lugar de um prisioneiro sorteado para o chamado “porão da fome” em retaliação a uma fuga em um campo de concentração nazista de Auschwitz.
👉 Mais teatro? Acesse nossa programação cultural.
O elenco é composto por Marco Antônio Pâmio, Marat Descartes, Regina Maria Remencius, Rafael Losso, Walter Breda, Fernando Vítor, Marcos Suchara, Wesley Guindani e Heloisa Rocha. Segundo o diretor Hugo Coelho, a encenação parte do contexto de Auschwitz para ser um “grito contra a barbárie, contra o fascismo que usa a violência como instrumento de ação política”.
O enredo de Hilda Hilst coloca em conflito, no porão da fome, prisioneiros condenados: o Padre, o Carcereiro, o Poeta, o Estudante e o Joalheiro. Eles são visitados pelo Oficial da SS, pela mulher que limpa os fornos e por Hans, o ajudante da SS. Na montagem, os personagens aparecem isolados, confinados em gaiolas, aludindo à prisão onde a história se desenrola e à destituição da dignidade humana.
Coelho destaca que a proposta de Hilst é clara ao colocar os personagens em um estado de reflexão sobre suas condições no confinamento, levantando questionamentos éticos e humanos sobre Deus, o mal e a crueldade.
Nos diálogos, o embate entre a vida e o que resta dela emerge por meio de devaneios, desespero e delírio. Os demais parágrafos descrevem as condições de cada personagem no confinamento, ressaltando o estado de debilidade e subjugação a que esses humanos foram submetidos pelos nazistas.
A sessão tem duração de 75 minutos e tem classificação indicativa de 16 anos.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74