Foto - crédito: arquivo pessoal / divulgação
Com curadoria da psicóloga e psicanalista Viviane Mosé, o Café Filosófico CPFL estreia o módulo temático “A sociedade da exclusão”. O evento de abertura acontece nesta quinta-feira (2 de outubro), às 19h, no Instituto CPFL em Campinas, e contará com a palestra “A exclusão da loucura”, conduzida pelo psicólogo Eduardo Torre.
O novo ciclo de debates foca nas diversas exclusões que estruturam a vida contemporânea, como a exaustão ambiental, social e humana, o aumento das desigualdades e a “guerra de narrativas”. A palestra de estreia com Eduardo Torre, que também terá transmissão ao vivo pelo YouTube, abordará as consequências sociais e históricas da exclusão da loucura, desde o modelo manicomial até as novas perspectivas da reforma psiquiátrica e os debates sobre medicalização e a indústria farmacêutica.
👉 Mais cultura? Acesse nossa programação.
Segundo Torre, “a história da exclusão da loucura revela não apenas o modo como tratamos aqueles que sofrem, mas também o tipo de sociedade que construímos. Ao silenciar vozes e experiências que não cabem nos padrões de normalidade, perdemos a chance de aprender com a diversidade humana e de pensar formas mais solidárias e criativas de convivência”.
O módulo segue ao longo de outubro com outros temas relevantes. No dia 9, a poeta e cantora Tatiana Nascimento apresentará “A exclusão do amor”, investigando quais formas de afeto foram historicamente negadas. No dia 16, a jornalista científica Sara Wagner York discutirá “A exclusão dos corpos atípicos”, abordando as violências estruturais contra corpos dissidentes. Em 23 de outubro, o psicólogo Yan Menezes Oliveira falará sobre “A exclusão dos afetos”, analisando os impactos de uma racionalidade que reprime a diversidade das experiências emocionais. O encerramento, em 30 de outubro, será com a curadora Viviane Mosé, que conduzirá a palestra “A exclusão da vida: o sofrimento, o tempo, o erro”.
O palestrante Eduardo Torre é psicólogo, doutor em Saúde Pública pela Ensp/Fiocruz, professor do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense (UFF), pesquisador colaborador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Fiocruz) e membro fundador da Abrasme.
O espaço do Café Filosófico CPFL, localizado na sede do Instituto CPFL, em Campinas, foi planejado para oferecer uma atmosfera convidativa e aconchegante. O local conta com climatização, é acessível a pessoas com deficiência e oferece intérpretes de Libras para garantir a participação de todos. Há também um serviço de alimentação disponível no local, com cardápio de comidas e bebidas para consumo durante o evento.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74