Foto - crédito: Felipe Araujo / divulgação
A Diretoria de Cultura (DCult) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) iniciará as comemorações de seus 60 anos com uma programação especial que une a vida acadêmica à vibrante energia do Carnaval. O evento receberá a Mocidade Unida da Mooca (MUM), escola que acaba de conquistar uma vaga inédita no Grupo Especial do Carnaval de São Paulo.
O encontro de arte e cultura no campus ocorrerá nos dias 2 e 4 de outubro de 2025, oferecendo uma imersão no universo do samba, com a presença da equipe completa da escola. Todas as atividades propostas pela DCult Unicamp são gratuitas para a comunidade.
👉 Mais Cultura? Acesse nossa programação cultural.
No dia 2 de outubro, a programação é dupla. Às 12h30, a Mocidade Unida da Mooca fará um show-ensaio no Teatro de Arena da universidade, com a participação completa do elenco da escola, incluindo a bateria, o casal de mestre-sala e porta-bandeira, e os passistas. O repertório promete uma viagem pelos sambas históricos, destacando o samba que será levado para a avenida em 2026.
Mais tarde, no mesmo dia, às 15h, a equipe criativa da escola, composta pelo carnavalesco Renan Ribeiro e pela enredista Thayssa Menezes, apresentará uma palestra no Auditório do Instituto de Artes. Eles abordarão o processo de criação do enredo de 2026, que prestará uma homenagem ao Instituto Geledés e à força das mulheres negras, oferecendo um olhar sobre a relação entre arte, cultura e sociedade.
A experiência será complementada por uma visita guiada à Fábrica do Samba, em São Paulo, no dia 4 de outubro. Um ônibus fretado partirá da universidade com 40 pessoas da comunidade acadêmica para ver de perto a materialização de fantasias e alegorias. A visita culminará com uma conversa detalhada sobre a gestão do projeto do Carnaval 2026, conduzida pelo presidente da escola, Rafael Falanga.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74