Foto - crédito: arquivo pessoal
O documentário “Sobre Viver: Keyla Ferrari, uma mulher em tratamento paliativo”, com direção de Carlos Lopes, mergulha na emocionante trajetória da pedagoga e bailarina que inspira o filme. Diagnosticada com câncer de mama por duas vezes, Keyla compartilha sua visão de paciente oncológica, que, mesmo sabendo que nunca tocará o “sino do final do tratamento”, mantém a esperança e busca por qualidade de vida.
Com 21 minutos de duração, o filme terá sua estreia gratuita no Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas no dia 6 de outubro, às 19h. A classificação indicativa é a partir de 12 anos. O roteiro da gravação foi elaborado por Lopes com base em resumos escritos pela protagonista, mas seu depoimento flui espontaneamente, sendo, segundo o diretor, “sensível, corajoso e animador”.
👉 Mais cultura? Acesse nossa programação.
O documentário faz parte da campanha Outubro Rosa e busca desmistificar a ideia de finitude para pacientes em tratamento paliativo, mostrando que é possível viver bem, ter esperança e lutar pela vida, mesmo permanentemente em tratamento. A protagonista, que celebrou onze meses de remissão com tratamento paliativo, conta que a gravação aconteceu de forma emocionante no Museu da Cidade, onde havia uma exposição sobre o tema mulheres e câncer de mama.
A trilha sonora do filme é de autoria de Coré Valente, que também participa de outros projetos com a protagonista. Além do filme, a plateia poderá assistir às apresentações dos corais Coromim e de Libras do CEI Campinas. Após a estreia, o documentário estará disponível para acesso no canal do YouTube de Carlos Lopes.
Keyla recebeu o primeiro diagnóstico de câncer de mama em 2017 e o segundo em 2023. A doença em seu caso se deve a fatores hereditários, e a protagonista busca mostrar, por meio de sua história, que mesmo com metástase e em tratamento paliativo, há vida e esperança. Ela ressalta a importância de buscar o apoio da família e dos amigos para lutar pela vida sem romantizar a doença.
Durante a estreia do documentário, a plateia também assistirá às apresentações dos corais Coromim e de Libras do CEI Campinas. O documentário contou com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas e a participação do assistente de direção Bidi Rodrigues.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74