Foto - crédito: Amanda Trindade/ divulgação
O Grupo Dançaberta, com 25 anos de atuação, estreia em Campinas o espetáculo de dança “Maré”. Dirigido por Julia Ziviani e Verônica Fabrini, a montagem fará dois ensaios abertos e gratuitos nos dias 5 e 6 de setembro de 2025, antes de iniciar uma turnê por diversas cidades do litoral e interior paulista.
Os ensaios, que acontecem na sede do elenco em Barão Geraldo, terão entrada gratuita. Os ingressos podem ser retirados no local uma hora antes do espetáculo. O projeto também oferece mediação com reconhecimento tátil para pessoas com deficiência.
👉 Mais teatro? Acesse nossa programação cultural.
Em formato de suíte e com temperamento simbolista, o espetáculo explora os ciclos e as marés por meio do gestual de três mulheres. Segundo a diretora Julia Ziviani, a obra aborda o feminino e a exploração do entorno com delicadeza, convidando o público a uma jornada íntima de autoconhecimento.
A montagem foi inspirada no livro “Presente do Mar”, de Anne Morrow Lindbergh, e nasceu de flashes poéticos que se entrelaçam com a imagem de uma mulher em recolhimento. No livro, a autora reflete sobre as fases da vida feminina a partir da observação de conchas recolhidas em passeios solitários à beira-mar, atribuindo a cada uma delas um nome simbólico.
Seguindo sua linha de pesquisa, o Dançaberta arrisca, nesta nova criação, uma dramaturgia de movimento narrativa em contraponto à exploração gestual de estados interiores. “A concepção passa pela discussão e relação entre técnica e habilidades corporais. A individualidade técnica e expressiva de cada intérprete enriquece e influencia a dinâmica do grupo e o resultado cênico”, destaca Julia Ziviani.
Após as apresentações em Campinas, a turnê de “Maré” passará por São Sebastião, Guarujá, Jundiaí, Cubatão e Espírito Santo do Pinhal. O projeto é realizado pelo Ministério da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio do ProAC.
Julia Ziviani é professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena da Unicamp e dirige o grupo de pesquisa em dança e educação somática Dançaberta desde sua criação. Iniciou seus estudos em dança em Belo Horizonte, dançou com o Ballet Stagium e atuou como bailarina e diretora artística do Balé da Cidade de São Paulo. É bacharel e mestre pela New York University e doutora pela Faculdade de Educação da Unicamp.
A diretora artística Verônica Fabrini é atriz e encenadora com especialização em dança. Com vasta experiência e pesquisa no campo cênico e nas ciências do imaginário, foi diretora artística da Boa Companhia por 25 anos. Atua principalmente nos temas de performance, dança, teatro gestual e dramaturgia de imagem.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74