Foto - crédito: Wagner César/Divulgação
O debate “Quilombo Feminino: Herança & Futuro” será realizado na próxima quinta-feira, 4 de setembro, na Sala dos Toninhos, em Campinas. O encontro, que inaugura o ciclo “Ao Ponto: Ciclo de Encontros e Debates – Territórios Acessíveis”, reflete sobre o papel da mulher negra na construção social e política do Brasil nas últimas duas décadas, além de discutir desafios e conquistas.
O evento tem como objetivo destacar os desafios enfrentados, as conquistas alcançadas e os caminhos ainda a serem percorridos para fortalecer a representatividade das mulheres negras em espaços de poder e decisão. A proposta central é olhar para a herança ancestral e, a partir dela, organizar novas ações coletivas para o futuro, reafirmando a potência das mulheres negras na transformação da sociedade.
👉 Mais cultura? Acesse nossa programação cultural.
O evento contará com a participação de nomes de destaque na luta por igualdade racial, direitos humanos e políticas públicas, como as advogadas Luanda Pires, Claudionora Elis Tobias e Cleusa Aparecida da Silva. A mesa de debate também terá a presença da ativista Marcela Reis e da advogada Elisângela Nunes de Oliveira. A mediação será conduzida pelas advogadas Lucimara Ferreira e Paola Mineiro, e pela pesquisadora Jacqueline Medeiros.
Ao todo, o ciclo prevê a realização de seis eventos em 2025, colocando em pauta temas como acessibilidade cultural, ações culturais em rede, gestão de territórios, diversidade e pertencimento. O objetivo é reafirmar o espaço da Sala dos Toninhos como um território comunitário, múltiplo e de acolhimento. A iniciativa é realizada pela Rede Usina Geradora, com financiamento do Ministério da Cultura e apoio institucional da Secretaria de Cultura de Campinas.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74