Foto - crédito: Karime Xavier, Tapera Arquitetura / divulgação
Após um extenso e criterioso processo de restauro, a histórica Casa do Sol, antiga residência da escritora Hilda Hilst, em Campinas, será reinaugurada oficialmente com atividades culturais nos dias 23 e 24 de agosto de 2025. A ocasião será marcada pela primeira edição da Feira Literária “Hilstianas”, um evento pensado para se tornar bimestral e integrar o calendário cultural do Instituto Hilda Hilst (IHH), visando a sustentabilidade e manutenção do espaço.

Foto – crédito: Karime Xavier, Tapera Arquitetura / divulgação
Concebidas como um encontro entre memória e invenção, as “Hilstianas” combinam uma feira de livros com uma intensa programação cultural. O evento trará conversas, espetáculos e vivências que dialogam com o universo ‘hilstiano’ e com as vozes mais relevantes da cena literária e artística contemporânea. Nesta edição inaugural, a curadoria convidada é do “Festival Crie como Quem Luta”, também com várias atividades na cidade, o que promete um evento plural e engajado.
👉 Mais cultura? Acesse nossa programação cultural.
Os antigos canis da Casa do Sol foram preservados como ruínas históricas e, após o restauro, ganharam um novo uso: abrigarão estandes de importantes editoras e livrarias, como Fósforo, Relicário, Incompleta, Quelônio e Livraria Candeeiro. Além disso, haverá uma banca especial e um espaço dedicados a livros e atividades infantis, garantindo que o evento seja uma experiência para toda a família.
A agenda traz atividades diversificadas, com destaque para a grande festa de reabertura com baile funk no pátio da Casa do Sol, que se transformará em pista de dança para celebrar a nova fase do espaço, no dia 23 de agosto, a partir das 19h. No domingo, dia 24, a partir das 15h, a programação inclui uma aula aberta “Leitura Transviada do Caderno Rosa de Lori Lamby”, com Amara Moira, e, ao longo dos dois dias, apresentações musicais, teatrais e intervenções artísticas no jardim e nos espaços internos da residência.
Para complementar a experiência, o evento contará com um bar e um espaço gastronômico sob a responsabilidade do projeto Pé do Morro, que une cozinha autoral, ingredientes frescos e produção local da Serra do Japi, oferecendo pratos e bebidas que se conectam com a proposta cultural da feira.
Segundo Daniel Fuentes, presidente do Instituto Hilda Hilst, o evento marca um novo ciclo para a Casa do Sol, celebrando seus 60 anos de história. “Queremos que se tornem um evento fixo, fortalecendo a relação com a comunidade, atraindo novos públicos e contribuindo para a sustentabilidade do IHH. Este é um gesto que também reafirma o papel de Campinas como território de livros, ideias e encontros, fortalecendo sua cena literária e convidando todos os públicos a atravessarem nossos portões e viverem a Casa aberta, plena de poesia e vida”, afirmou.
Programação:
23 de agosto (sábado)
09h00 às 13h00 – Debate FeMinas – Encuentro Latinoamericano de Gestoras Culturales (inscrição prévia)
10h00 às 22h00 – Feira Literária – Hilistianas convida CRIE como quem LUTA
15h00 às 16h30 – Mesa de Conversa: Segredos do Restauro da Casa do Sol
20h00 – Espetáculo / Dança – No Baile – com Grupo Diladim
24 de agosto (domingo)
09h00 às 13h00 – Debate – FeMinas – Encuentro Latinoamericano de Gestoras Culturales (inscrição prévia)
10h00 às 19h00 – Feira Literária – Hilistianas convida CRIE como quem LUTA
14h00 – Lançamento da Exposição – “Borde como quem Luta II” – da Equipe CRIE como quem LUTA
15h às 16h30 – Aula Aberta- Leituras Transviadas do Caderno Rosa – com Amara Moira
17h00 – Intervenção Artística / Teatro: “Um café, uma história” – com Joaquina Carlos
18h00 – Show / Música: Nací cantando – Encuentro de Naná Lewi con Bruno Cabral
Mais informações e programação completa: www.instagram.com/instituto_hilda_hilst.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74