Foto - Crédito: Divulgação/site da Prefeitura de Campinas
Foto – crédito: reprodução site da Prefeitura de Campinas
Neste sábado, 19 de abril de 2025, data marcada pelo Sábado de Aleluia, Campinas recebe um dos eventos mais simbólicos de sua cultura popular: a “40ª edição da Cerimônia da Lavagem das Escadarias da Catedral Metropolitana”.
A manifestação, que une religiosidade, cultura afro-brasileira e tradição, tem início às 9h, com a chegada dos ônibus trazendo religiosos e participantes à Estação Cultura. Logo em seguida, às 10h, o cortejo parte pela Rua 13 de Maio, em direção à Catedral Metropolitana de Campinas, no Centro, onde será realizada a lavagem simbólica das escadarias em homenagem à Nossa Senhora da Conceição. O ato da lavagem está previsto para 11h30.
Este ano, durante o cortejo, os grupos culturais voltam a fortalecer o percurso com suas expressões artísticas e musicais, criando uma verdadeira celebração coletiva nas ruas do Centro. A programação conta com apresentações ao longo do trajeto, e uma apresentação artística especial está prevista com o Grupo Encontro de Batuqueiros.
Após o cortejo e cerimônia da lavagem, o público poderá acompanhar atividades culturais até as 17h, encerrando um dia de celebração da memória, espiritualidade e resistência dos povos de matriz africana.
As religiosas do Candomblé de nação Angola, Mametu Oyá Corajacy e Nengua Dango, idealizadoras da cerimônia na cidade, destacam a importância simbólica e espiritual do evento. “A Lavagem das Escadarias é um ato de fé e amor à nossa religião e também simboliza a união do povo de santo”, afirmam.
A cerimônia está sendo realizada com recursos provenientes de emendas impositivas das vereadoras Guida Calixto e Paolla Miguel.
História
A tradição da Lavagem das Escadarias teve início em 1985 e, desde então, se consolidou como um dos mais importantes eventos religiosos e culturais de Campinas. Com raízes nas práticas de axé, a cerimônia reúne terreiros, grupos culturais, religiosos, artistas e a comunidade em um gesto coletivo de reverência e preservação de saberes ancestrais.
Reconhecida por sua importância cultural e turística, a Lavagem da Escadaria foi oficializada no Calendário Municipal de Campinas em 1998 (Lei nº 9515/97) e no Calendário Turístico do Estado de São Paulo em 2005 (Lei Estadual nº 12.097/05). Em 2022, foi elevada a Patrimônio Cultural Imaterial de Campinas.
Exposição
Comemorando os 40 anos da tradicional cerimônia afro-brasileira, a Estação Cultura de Campinas recebe a exposição “Lavagem da Escadaria da Catedral: Patrimônio Cultural de Campinas”, da fotodocumentarista Fabiana Ribeiro. A mostra pode ser visitada até dia 27 de abril.
“40ª edição da Cerimônia da Lavagem das Escadarias da Catedral Metropolitana”
Local: concentração na Estação Cultura. R. Praça Floriano Peixoto, s/n, Centro. O evento segue pela Rua 13 de Maio até a Catedral Metropolitana de Campinas
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74