Foto - Crédito: Firmino Piton

Foto – crédito: Firmino Piton / divulgação
A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC) apresenta neste sábado, 12 de abril de 2025, às 20h, o concerto especial “Cantos do Sol e da Alma – Laços Brasil-Itália”, no teatro Castro Mendes, com entrada gratuita (retirada de ingressos a partir de 1h antes). A regência será do maestro convidado Claudio Cohen, com participação da soprano Marly Montoni.
A apresentação integra a programação da “29ª Semana Italiana de Campinas”.
O programa vai celebrar a conexão entre Brasil e Itália por meio da música, reunindo obras de grandes nomes da ópera internacional e do repertório nacional. Entre as peças italianas, destacam-se “Casta Diva”, da ópera “Norma”, de Vincenzo Bellini; “Selva Opaca”, da ópera “Guilherme Tell”, a abertura de “La Cenerentola”, de Gioacchino Rossini, e também a abertura de “La forza del destino”, de Giuseppe Verdi.
Representando o Brasil, o concerto homenageia o maestro campineiro Carlos Gomes com interpretações de suas principais óperas, como “Lo Schiavo”, “Maria Tudor” e “Fosca”, entre elas, as composições “Come serenamente”, “O Ciel di Parahyba” e “Qual Orrible Peccato”.
“A orquestra apresentará o concerto ‘Cantos do Sol e da Alma: laços Brasil- Itália’, que celebra as profundas relações entre as nações. Na condução, teremos o experiente maestro Cláudio Cohen. O repertório contém diversas árias de óperas em italiano (com legendas), que serão interpretadas pela soprano Marly Montoni, e nos levarão a uma experiência artística inesquecível de apreciação do ‘bel canto”, explica o diretor artístico da OSMC, Wanilton Mahfuz.
“No concerto desta semana, o público terá a grata satisfação de desfrutar de belíssimas obras do universo operístico nacional e internacional. Os compositores Giuseppe Verdi, Carlos Gomes, Belini, Puccini e Rossini serão interpretados magistralmente pela soprano Marly Montoni, acompanhada pela Sinfônica de Campinas em uma viagem mágica. Será imperdível”, comenta o maestro convidado.
Mais sobre os artistas
Claudio Cohen é maestro titular e diretor artístico da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro. É Cidadão Honorário de Brasília e tem participado de forma ativa no cenário musical do país e do exterior como maestro, bem como artista convidado dos principais festivais de música e temporadas de orquestras. É membro fundador da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, onde atuou como spalla.
Foi integrante do Quarteto de Brasília, com o qual realizou turnês pelo Brasil, Ásia, Américas e Europa, e gravou diversos CDs. Recebeu o Prêmio Sharp na categoria de melhor disco clássico do ano de 1993, venceu o Prêmio OK de Cultura, indicação para o prêmio TIM de música, vencedor na categoria destaque música de câmara do IX Prêmio Carlos Gomes e recebeu, em 2022, a Comenda Cruz de Ouro da Ciência e da Arte da República da Áustria.
É membro da Academia Brasileira de Letras e Música – ALMUB e da Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura. É detentor da Ordem do Mérito de Brasília, Ordem do Mérito Cultural do Distrito Federal no Grau de Comendador, Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho em Grau de Comendador, além de outras láureas recebidas.
Possui participações internacionais, como maestro, em países como EUA, México, Áustria, Alemanha, Hungria, Sérvia, Polônia, Portugal, Bulgária, Finlândia, Itália, Argentina, Chile, Equador, Catar, República Tcheca, Espanha, Israel, Romênia, China e Brasil.
Já a soprano Marly Montoni fez sua estreia internacional em Nicósia, Chipre, pela Pharos Artist Foundation em novembro de 2022. Em 2017, estreou no Teatro Municipal de São Paulo como Leonora, na ópera “Fidelio”, de Beethoven. Foi protagonista também em “Porgy and Bess”, de G. Gershwin, no Palácio das Artes de Belo Horizonte, e integrou o elenco estável do Theatro São Pedro, onde cantou papéis como de Odaléia, da ópera “Condor”, de Carlos Gomes. Também participou da “Série Concertos Internacionais” ao lado do baixo italiano Roberto Scandiuzzi em trechos da ópera “Don Carlo”, de G. Verdi. Montoni tem se apresentado pelo Brasil sob direção musical de Silvio Viegas, Luiz Fernando Malheiro, André dos Santos, Ligia Amadio, Abel Rocha, Carlos Prazeres.
Newsletter:
© 2010-2026 Todos os direitos reservados - por Ideia74