Foto - Crédito: @isabelagodoifotos/Reprodução
Foto – crédito: @isabelagodoifotos/reprodução
Em clima de comemoração! O bloco Tomá na Banda, um dos mais tradicionais de Campinas, traz como tema central os 40 anos de história neste Carnaval de 2025. O bloco, que ao longo de sua trajetória se concentrou no Centro de Convivência Cultural, no Cambuí, continua este ano no Largo do Rosário, no Centro, como já ocorreu em 2023 e 2024.
O desfile será no sábado de Carnaval, 1º de março. A concentração começa a partir das 13h (veja programação abaixo).
O tema “40 anos movimentando nossa gente” faz uma alusão ao primeiro estandarte do bloco, criado em 1985. “São tantas histórias e experiências com os foliões, veteranos e atuais, que neste ano vamos celebrar os 40 anos juntos, de mãos dadas, para fazer um Carnaval como a gente sempre fez nessa cidade, harmonioso, tranquilo e de muita alegria, além de samba e marchinhas na rua”, revelou a presidente do Tomá na Banda, Ester Januário, em uma entrevista ao Campinas.com.br.
A presidente conta ainda que ao longo das quatro décadas, muitas histórias e memórias fazem parte do bloco, que é um dos mais antigos de Campinas. “Com o passar do tempo, o bloco foi se tornando uma verdadeira família ao longo das edições”, diz. No embalo das comemorações, o bloco iniciou uma campanha nas redes sociais com a hashtag #fizpartedessahistória, visando criar uma conexão com os foliões.
“De repente, no futuro, ou futuro muito próximo, a gente faz um documentário desses 40 anos também, dessa existência desse bloco, que é muito significativo para nossa cidade, é a essência do Carnaval, com marchinhas, samba de raiz, samba-enredo. Essa é a ênfase do bloco, levar esse Carnaval para as ruas da nossa cidade”, comenta a presidente, que comanda o bloco desde 2014. Ester, aliás, foi a companheira do fundador do bloco Camilo de Lellis Chagas, que morreu em março de 2015.
No Largo do Rosário ainda terá praça de alimentação e segurança. A presidente revelou que a praça no Centro é um local importante, mas reforça o desejo de voltar onde tudo começou: o Centro de Convivência. “Quando a gente sai do local da tradição, a gente vai perdendo nossa história, mas o local proposto (Largo do Rosário) teve um Carnaval muito bom em 2023 e 2024, então estamos indo comemorar este ano um pouco mais seguros quanto ao local”, ressalta.
No local ainda haverá venda de camiseta do bloco por R$ 50,00, além de canecas por R$ 15,00. Ambas serão vendidas com estoque reduzido, apenas para ajudar na manutenção do bloco.
História do bloco
Foto: Carnaval de 2019 ainda no Centro de Convivência/ Campinas.com.br
O bloco Tomá na Banda surgiu em uma madrugada de 1985, na mesa do bar Ilustrada, sob o comando de Camilo de Lellis Chagas, no famoso Setor, no Cambuí, quando um grupo de amigos, inconformados com a solidão das ruas campineiras às vésperas de Carnaval, decidiu que a cidade merecia alguma animação.
Os planos viraram projeto quando o Ilustrada promoveu uma feijoada para arrecadar fundos para a criação de uma banda de Carnaval. Na estreia, os carnavalescos contrataram quatro músicos da banda da Polícia Militar para animar a festa em frente ao bar.
O Ilustrada era um ícone da vanguarda cultural campineira, de 1985 a 1995, trazendo a Campinas artistas reconhecidos nacional e internacionalmente, como Arrigo Barnabé, Jards Macalé, Cida Moreira, Vania Bastos, Passoca, Tom Zé, Paulinho Nogueira, Luis Melodia, entre outros, além de ceder espaço na época para apresentações de teatro, artes circense etc.
No fim daquela festa de estreia, já noite alta e as ruas vazias, dez boêmios decidiram que Carnaval não era só aquilo e saíram cantando e dançando pelas ruas do Centro. Quando voltaram ao bar, perceberam que uma pequena ‘multidão’ de frequentadores da madrugada havia engrossado o cortejo, surgindo daí o Tomá na Banda, inspirado em bandas famosas como a Banda de Ipanema do Rio de Janeiro e tantas outras. Estava criado o bloco. Desde então, nos sábados de Carnaval, o Tomá na Banda desfila pelas ruas centrais da cidade.
Confira a programação do Tomá na Banda em 2024:
01/03
13h00 – DJ AfroChag
14h00 – Ido Luiz e Valéria Santos
15h00 – Nãnãna da Mangueira e Banda
16h00 – Desfile do bloco (trajeto: Praça Largo do Rosário, Rua Conceição, Irmã Serafina, Benjamin Constant, Francisco Glicério e retorno ao Largo do Rosário)
17h00 – Retorno e finalização
18h00 – Encerramento
Veja ainda:
Carnaval 2025 em Campinas: Veja a programação de blocos
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74