Atualizado em 5 de dezembro
Os parques de Campinas voltaram a ser fechados pela Prefeitura desde às 10h desta terça-feira, 3 de dezembro de 2024, em virtude das chuvas. Após avaliações na quarta (3) e quinta-feira (4), a administração municipal decidiu manter os espaços fechados. A situação será reavaliada novamente na sexta-feira (6).
A Prefeitura informou que estão mobilizadas equipes de diversas áreas para atuar na prevenção e para minimizar riscos em caso de chuvas intensas previstas para a cidade.
Segundo o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, o fechamento dos parques ocorre a partir de 80 milímetros em 72 horas. A Defesa Civil registrou 143,8 milímetros acumulados, de acordo com a última divulgação desta quinta-feira (5), nos últimos três dias e o solo está muito encharcado.
A cidade está em Estado de Atenção por causa do alto volume de chuvas. Como o solo já se encontra encharcado, a Prefeitura mantém atenção redobrada em áreas mais vulneráveis.
A Prefeitura informou que a Secretaria de Serviços Públicos mobilizou 300 pessoas que já estão nas ruas para garantir a organização e limpeza da cidade, retirada de árvores e galhos que tenham caído por causa de chuvas e ventos, conserto de galerias e afundamento de vias.
Ainda segundo a administração municipal, a força-tarefa reúne a Defesa Civil e as secretarias que atuam diretamente no caso de ocorrência de eventos climáticos extremos: Serviços Públicos, Desenvolvimento e Assistência Social, Habitação/Cohab e Emdec (Empresa de Desenvolvimento de Campinas). Outras secretarias estão de sobreaviso para atuar caso necessário.
Bloqueios
Por volta das 10h de terça-feira (3), a Emdec bloqueou a rua General Marcondes Salgado ao lado do Bosque dos Jequitibás para circulação e a pista interna da avenida Heitor Penteado que circunda a Lagoa do Taquaral (Parque Portugal) também foi bloqueada. O bloqueio viário é adotado no trecho desde a altura da avenida Almeida Garret até o balão onde está situado o 4º Distrito Policial (DP). O objetivo é reduzir a circulação de condutores nestas regiões arborizadas, minimizando o risco de acidentes.
Mata de Santa Genebra
A Fundação José Pedro de Oliveira também fechou o acesso à Mata de Santa Genebra na manhã de terça-feira (3).
Ligue 199 para alagamento, inundações e quedas de árvores;
Ligue 118 para emergências de trânsito;
Ligue 193 para situação de emergência.
Fonte: secretaria de Comunicação da Prefeitura de Campinas
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74