Essa é a geração mais conectada da história. Com o surgimento das redes sociais, a súbita popularidade de Inteligências Artificiais e uma geração que se torna cada vez mais conectada, muitas empresas de tecnologia estão vivendo sua época de ouro.
Diante desse cenário, os dados dos usuários são um dos recursos mais valiosos da era moderna, mas como as empresas de tecnologia estão usando esses dados? Indo ainda mais longe: será que as empresas são realmente transparentes sobre suas operações do dia a dia? Continue a leitura e entenda as novas propostas de transparência.
O futuro das empresas de tecnologia no Brasil
A dúvida sobre transparência e os diversos impactos da tecnologia na sociedade moderna está tendo impactos inesperados na nova geração. Depois do período de aceleração desenfreada da tecnologia no Brasil e no mundo, uma pesquisa da ExpressVPN revelou que 46% da Geração Z tomam medidas para limitar o tempo de tela.
Grande parte das pessoas envolvidas nesta pesquisa dizem estar cientes dos impactos que o excesso de tecnologia pode causar à saúde mental. Escolher o minimalismo digital é uma tendência que pode ganhar ainda mais força nos próximos anos e a falta de transparência de algumas empresas podem estar impactando essa tendência.
Contudo, embora o uso de dispositivos digitais seja uma faca de dois gumes, é muito improvável que as grandes empresas de tecnologia como a Meta deixem completamente de exercer influência na sociedade como um todo. Por isso, a necessidade de uma política sólida de transparência e um reforço na legislação se torna cada vez mais clara.
Principais propostas de transparência para empresas de tecnologia no Brasil
Fotos: Unsplash / banco de imagens
Embora as regras de Transparência e a Lei de Acesso à Informação no Brasil sejam eficientes para regular órgãos governamentais, o sistema de regulamentação e transparência para empresas privadas de tecnologia no Brasil ainda tem brechas consideráveis.
Normalmente, grandes empresas divulgam dados de forma regular para mostrar seus resultados, desafios e políticas internas. Porém, de acordo com um estudo publicado pela Universidade de Zurique, nenhuma das 13 maiores empresas de tecnologia segue à risca os princípios de transparência esperados.
A falta de transparência de algumas empresas é algo que impacta os usuários porque na medida em que a vida cotidiana de bilhões de pessoas se torna cada vez mais digitalizada, o poder que as empresas de tecnologia exercem na vida das pessoas é considerável.
No Brasil, há órgãos como o Procon que estão do lado do consumidor e regulam aspectos da transparência de uma empresa, especialmente questões como propaganda enganosa. Contudo, quando se trata da divulgação de dados, o governo ainda está desenvolvendo formas de regular e promover a transparência de forma mais eficiente, especialmente em tempos em que a Inteligência Artificial torna essa missão mais desafiadora.
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