Foto - Crédito: Joca Duarte

Foto – crédito: Joca Duarte/divulgação
O espaço Rabeca Cultural, em Sousas, vai receber o premiado ator carioca Gilson de Barros, que vai apresentar sua trilogia de monólogos sobre “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa, às quintas-feiras de outubro de 2024, sempre às 20h.
Na programação, “Riobaldo”, no dia 10; “O Diabo na Rua, no Meio do Redemunho”, no dia 17; e o inédito “Julgamento de Zé Bebelo”, que estreia na Rabeca Cultural no dia 24.
As adaptações da obra para o teatro já receberam elogiosas críticas, indicações de Melhor Espetáculo de 2021 no Rio de Janeiro, Melhor Dramaturgia e Melhor Ator no Prêmio Shell Rio 2023.
“Grande Sertão: Veredas”, de João Guimarães Rosa (1908- 1967), é considerado a obra-prima do escritor mineiro e um dos maiores nomes da literatura nacional. O livro já virou filme e série de TV. Publicado em 1956, o livro revolucionou a literatura brasileira. Partindo da observação da linguagem popular, o escritor retratou com absoluta inventividade o sertão mineiro. Rosa dispôs da riqueza e ousadia da língua para se aprofundar reflexivamente sobre a alma humana, atribuindo ao sertão uma dimensão universal, discutindo aspectos metafísicos do homem em toda sua ambiguidade.
Mais sobre os espetáculos
A trilogia estreou com “Riobaldo”, em março de 2020, no Espaço Cultural Sérgio Porto. Uma semana depois, teve a temporada cancelada em decorrência da pandemia. Manteve sua interlocução com o público por meio de lives entre ator e diretor, e foi pioneira nas apresentações virtuais. Voltou ao cartaz em 2021, fazendo temporadas presenciais, primeiro na Casa de Cultura Laura, em Ipanema, depois na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca e no Teatro Gláucio Gil, em Copacabana.
Em 2022 iniciou turnê pelo país. A primeira parada foi São Paulo, numa vitoriosa temporada no Teatro Sérgio Cardoso e no espaço Rabeca Cultural, em Campinas. Depois, Belo Horizonte e nas cidades mineiras que integram o Circuito Guimarães Rosa: Cordisburgo, Morro da Garça, Curvelo e Três Marias (Andrequicé). Também percorreu os bairros da cidade de São Paulo e cidades do interior do estado. Fechou o ano em Brasília, no SESI DF. Em junho de 2024 foi para Portugal, França e Alemanha.
“Riobaldo”, personagem central do romance “Grande Sertão: Veredas”, o ex-jagunço Riobaldo relembra seus três grandes amores: Diadorim, Nhorinhá e Otacília. O incompreendido amor por Diadorim, o amigo que lhe apresentou a vida de jagunço e lhe abriu as portas do conhecimento da natureza e do humano, levando-o ao pacto fáustico; o amor carnal e sem julgamentos pela prostituta Nhorinhá; e o amor purificador por Otacília, a esposa, que o resgatou do pacto fáustico e o converteu num ‘homem de bem’.
Em abril de 2023, a segunda montagem, “O Diabo na Rua, no Meio do Redemunho”, estreou no Rio de Janeiro, e em maio na cidade de São Paulo. O espetáculo também passou por Campinas, na Rabeca Cultural, e outras cidades do interior paulista.
“O Diabo na Rua, no Meio do Redemunho”, Riobaldo, um ex-jagunço, hoje um velho fazendeiro, conversa com um interlocutor (o público). Nesse encontro, cheio de filosofia, ele conta passagens de sua vida e reflete sobre a dialética: bem e mal. Na juventude, por amor a Diadorim, e para conseguir coragem e força, fez o que julga ser um pacto fáustico. Durante a narrativa, o personagem se vale de várias histórias populares, para questionar: “o diabo existe?”.
E “O Julgamento de Zé Bebelo” estreia agora na Rabeca Cultural, onde acontece o “julgamento legal” de Zé Bebelo, um chefe jagunço inimigo. A trama Roseana descreve com maestria, as nuances de um julgamento humanizado, onde a palavra e a argumentação assumem papel central.
A direção é de Amir Haddad.
Teatro: Gilson de Barros com a trilogia “Grande Sertão: Veredas”
O espaço possui serviço de bar e a aceita cartões de débito
Mais informações pelo WhatsApp: (19) 99720-6186
O espaço sugere que o público vá agasalhado
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74