Mais Notícias

Saem os guarda-chuvas e entram os sombrites: Rua 13 de Maio, no Centro de Campinas, terá nova decoração

10 de setembro de 2024

A tradicional Rua 13 de Maio, no Centro de Campinas, vai ganhar nova decoração. Os guarda-chuvas coloridos, instalados em novembro de 2022, vão ser substituídos por sombrites com desenhos de andorinhas, símbolo da cidade.

De acordo com a Prefeitura, a escolha do sombrite para substituir os guarda-chuvas, que já estão sendo retirados, além da renovação, deve-se à melhor durabilidade do novo material e menor necessidade de manutenção.

O projeto foi desenvolvido pela Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic), com investimento de cerca de R$ 220 mil de patrocinadores. O projeto também foi apresentado ao Condepacc (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas), que já havia aprovado previamente a instalação de decoração aérea na rua 13 de Maio.

Foto – crédito: Toninho Oliveira/Prefeitura de Campinas (divulgação)

A empresa contratada iniciou a produção dos sombrites, telas de cor azul e com desenhos de andorinhas feito com silk screen. A cobertura, que é feita de polietileno, material de trama fechada, com proteção contra raios ultravioleta, estará sobre seis quadras do calçadão. Serão 61 peças de 6,05 metros por 6,12 metros, totalizando 2.258 metros quadrados. A instalação não vai ter custo para a Prefeitura, que posteriormente será responsável pela manutenção das telas.

A proposta foi feita pelo Movimento Avança Campinas e adaptada pela Acic, que criou uma padronização e buscou os recursos para instalar a estrutura. A instalação dos sombrites começa no dia 23 de setembro.

Para realizar o projeto, a Acic buscou parcerias com patrocinadores. São as empresas BDI Real State, Soedil, Porsche Stuttgart e BR Parking. A parceria com estas empresas foi organizada pela Secretaria Municipal de Urbanismo. A nova cobertura será instalada na estrutura já existente.

Os guarda-chuvas foram instalados em novembro de 2022 junto com a entrega do novo mobiliário urbano doado pela Construtora Patriani. A empresa havia vencido chamamento público para projetos de requalificação da rua 13 de Maio.

Até três dias antes da instalação, a Emdec que, até então, fazia a manutenção dos guarda-chuvas, terminará a retirada do material. Como os guarda-chuvas precisavam ser perfurados para instalação, eles não poderão ser reaproveitados e serão encaminhados para reciclagem.

Fonte: secretaria de Comunicação da Prefeitura de Campinas

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74