Cesar Pinto
No momento em que assume a liderança nas vendas de veículos elétricos e híbridos no Brasil, a marca chinesa BYD lança no mercado nacional uma versão atualizada do Tan, seu SUV elétrico de sete lugares. Exibindo visual renovado e incorporando um recheado pacote tecnológico, o novo BYD Tan turbinou em 25% a capacidade da bateria, e ganhou mais autonomia. Modelo mais caro vendido pela marca chinesa por aqui, o novo Tan custa R$ 536.800.
Com 4,97 metros de comprimento, 1,96 m de largura e 1,75 m de altura, o BYD Tan é dez centímetros mais longo do que a versão anterior. A distância entreeixos é de 2,82 m, o que pode ser traduzido em mais espaço e conforto para os sete ocupantes. O visual replica o figurino típico dos modelos eletrificados: em razão da ausência de radiador, a grade dianteira desaparece. Mudanças também nos para-choques dianteiro e traseiro, que ganham linhas aerodinâmicas, assim como nos faróis dianteiros e lanternas traseiras.
Nas laterais, a linha de cintura elevada e as rodas de liga leve de 22 polegadas com pneus 265/40 R22 reforçam o perfil robusto do SUV elétrico. Destaque também para o porta-malas com espaço para 235 litros para bagagem, mesmo com os sete ocupantes
Carga rápida em duas horas
Um ganho efetivo foi em relação à bateria, que teve sua capacidade aumentada de 86,4 para 108,8 kWh. Com isso, a autonomia passou de 309 para 430 km, no ciclo do programa brasileiro de etiquetagem veicular. Esse novo conjunto passa a aceitar carga alternada de até 11 kWh (era 7,4 kWh) e de corrente contínua de 170 kWh (era 110 kWh). No primeiro caso, a carga total é obtida em pouco mais de 10 horas e no segundo em menos de duas horas.
Mesmo que a nova bateria tenha acrescentado 151 kg no peso do modelo, que passa a ter 2.630 kg, isso teve pouco impacto no tempo de aceleração de zero a 100 km/h, que foi de 4,4 para 4,9 segundos. A potência total se manteve em expressivos 517 cv, sendo 244,8 cv no motor do eixo dianteiro e 272,2 cv no propulsor traseiro. O aumento de torque é outra grande novidade do BYD Tan que traz torque combinado de 700 Nm, superando o modelo anterior (680 Nm).
Suspensão permite regulagem
A suspensão eletrônica semiativa é outra boa novidade do BYD Tan, como que tivemos a oportunidade de conferir na pista do Haras Tuiuti, por ocasião do lançamento do modelo. Batizado pela marca de DiSus-C, o sistema altera a rigidez dos amortecedores, a partir de um comando na tela central instalada do painel. São duas possibilidades de regulagem: no modo Comfort, o Tan filtra melhor as irregularidades do piso, reduz o ruído de rodagem e cria uma sensação de flutuar sobre o asfalto. Já no modo Sport, suspensão e direção ficam mais rígidas e os movimentos da carroceria são mais controlados. Essa configuração é indicada para pegada mais esportiva, quando se deseja explorar plenamente a potência dos propulsores elétricos.
Dentro da cabine, o BYD Tan traz mais mudanças. A central multimídia tem compatibilidade direta com os aplicativos Android Auto e Apple Car Play, com espelhamento na vistosa tela giratória de 15,6 polegadas, enquanto o painel de instrumentos conta com uma tela de 12,3 polegadas.
O modelo dispõe ainda de carregador de celular por indução e de áudio Dynaudio Performance, com 775 W, volante com ajuste elétrico com aquecimento e memória de posição, bancos com ajuste elétrico, massagem, ventilação e aquecimento, teto solar panorâmico, ar-condicionado com duas zonas de temperatura na frente e outra para a parte traseira, entre outros.
No tocante a segurança, o Tan traz câmera 360 graus, heap up display e diversos sistemas avançados de auxílio ao condutor, como do alerta de tráfego cruzado na dianteira e na traseira, monitoramento de faixa, frenagem automática de emergência, farol com comutação automática, alerta de ponto cego, além de sete airbags, sendo que os de cabeça alcançam a terceira fileira de bancos
O novo BYD Tan está disponível nas revendas da marca nas cores Branco Neve , Cinza Montanha e Preto e tem garantia de cinco anos ou 500.000 quilômetros para o veículo e de oito anos para as baterias. O modelo é entregue com carregador Walbox incluso.
Tan lidera vendas de híbridos e elétricos
O balanço das vendas de veículos no primeiro quadrimestre de 2024 aponta a chinesa BYD na dianteira das vendas desse segmento no Brasil, com 21.882 comercializadas.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74