Cinema

Documentário sobre Lupicínio Rodrigues, o “pai da sofrência”, chega aos cinemas

15 de março de 2024

O filme “Lupicínio Rodrigues – Confissões de um Sofredor” estreou nos cinemas na quinta-feira, 14 de março de 2024.

Celebrando o legado poético do cantor e compositor, o filme explora a contribuição musical e o contexto histórico do renomado músico e autor de sucessos que seguem encantando gerações. O longa traz arquivos pessoais e entrevistas de outros artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa e Elza Soares.

A produção também aborda um episódio importante da história de Lupicínio envolvendo a faixa “Se Acaso Você Chegasse”. A música fez parte da trilha sonora de um musical de Hollywood, “Dançarina Loura”, e, mais tarde, foi indicada ao Oscar de 1945. Mas, além de não ter sido consultado sobre o uso da canção, Lupicínio só foi receber direitos autorais anos após o sucesso. Até hoje seus créditos na indicação ao Oscar não foram reconhecidos.

“Lupicínio é o pai da música de sofrência, que se tornou com ele e depois dele um gênero imensamente popular. Não por acaso, Lupi atravessa gerações de intérpretes. Não ocultamos as atitudes, letras e emoções dele com as mulheres de sua vida porque isso seria apagar algo da essência de sua musicalidade e da verdade de sua história. Esconder o machismo não nos ajudaria a compreender e refletir as contradições da época. Ali estão misturados a paixão, o romance, a traição e, claro, o machismo daquele período”, comenta Alfredo Manevy, que faz sua estreia na direção.

Confira o trailer:

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74