Esportes

CBF produziu três taças para entregar aos possíveis campeões do Campeonato Brasileiro; confira

7 de fevereiro de 2024

O Campeonato Brasileiro 2023 chegou ao fim, mas o que muita gente não sabe é a correria que a CBF teve que fazer na última rodada. Apesar do título estar na mão do Palmeiras, a Confederação Brasileira de Futebol precisou correr e produzir três taças, afinal, não poderia arriscar.

Saber quem será o vencedor do Brasileirão sempre movimenta plataformas como a F12 Bet, já que é possível fazer as chamadas apostas futuras desde antes da bola rolar, palpitando em quem será o vencedor final. Porém, isso é algo bem difícil de prever em um campeonato longo e cheio de detalhes como o Brasileiro.

Além do Verdão, o Atlético Mineiro e o Flamengo tinham chances bem remotas de título, então a CBF produziu três taças e levou uma para cada local final: Belo Horizonte, para Cruzeiro x Palmeiras; Salvador, para Bahia x Atlético Mineiro; e para São Paulo, para São Paulo x Flamengo.

Em 2023, o título ficou mesmo com o Palmeiras, o segundo consecutivo. O Galo precisava torcer pela derrota dos paulistas, vencer e tirar oito gols de saldo, enquanto o Flamengo tinha que tirar 16 gols. Porém, ambos perderam e o Verdão empatou.

Apesar do grande favoritismo na rodada final, o Verdão tirou uma grande diferença no segundo turno, já que o Botafogo estava com uma mão na taça e deixou escapar ao longo da competição.

Brasileirão 2023: números finais

Em sua 12ª conquista, a segunda seguida, o Palmeiras somou 70 pontos, após uma campanha com 20 vitórias, 10 empates e oito derrotas. O Verdão também teve o melhor ataque, com 64 gols anotados, e a segunda melhor defesa, levando 33, um a mais que o Atlético Mineiro.

O vice-campeonato ainda ficou com o Grêmio, que somou 68 pontos, seguidos por Atlético Mineiro e Flamengo. Os quatro garantiram vaga direta na Libertadores. O Botafogo, em quinto com 64 pontos e o Red Bull Bragantino, sexto com 62, ficaram com vagas na fase preliminar da competição da CONMEBOL.

Athletico Paranaense, Internacional, Fortaleza, Cuiabá, Corinthians e Cruzeiro herdaram as vagas na Copa Sul-Americana, já que Fluminense e São Paulo já tinham lugar na Libertadores por conquistarem a própria competição e a Copa do Brasil, respectivamente.

Vasco da Gama e Bahia foram os únicos que não se classificaram para nenhuma competição e ainda seguem na elite nacional, porém, ambos comemoraram bastante a permanência. Já quem não teve nada para comemorar foram Santos, Goiás, Coritiba e América Mineiro, rebaixados para o Campeonato Brasileiro Série B.

O artilheiro do Campeonato Brasileiro foi Paulinho, com 20 gols. Porém, quem levou a bola de ouro, entregue ao melhor jogador, foi Luís Suárez, do Grêmio. Endrick foi a revelação e autor do gol mais bonito da competição.

Já na seleção do campeonato, os jogadores foram:

● Melhor goleiro: Weverton (Palmeiras)
● Melhor lateral-direito: Mayke (Palmeiras)
● Melhores zagueiros: Murilo (Palmeiras) e Adryelson (Botafogo)
● Melhor lateral-esquerdo: Piquerez (Palmeiras)
● Melhores volantes: Villasanti (Grêmio) e Pulgar (Flamengo)
● Melhores meias: Arrascaeta (Flamengo) e Raphael Veiga (Palmeiras)
● Melhores atacantes: Luis Suárez (Grêmio) e Hulk (Atlético-MG)
● Melhor técnico: Abel Ferreira (Palmeiras)

Foto: imagem de Heiko Behn por Pixabay/banco de imagens

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74