O complexo habitacional CDHU Padre Anchieta, em Campinas, recebe em suas fachadas a arte de três artistas locais: Miss (Marta Henriksen), Gim (Gislaine Martins) e Estela Luz.
Elas uniram forças para levar não apenas mais cor, mas também uma mensagem poderosa de transformação social ao local na ação “Festival Urbanas”, cujo tema central é o meio ambiente.
O festival começou no dia 23 de novembro de 2023 e as pinturas estão previstas para ser finalizadas no sábado, 2 de dezembro. Após o término das obras, as artistas irão realizar oficinas de stencil e graffiti para crianças e jovens da região no dia 8 de dezembro.
O “Festival Urbanas” marca o primeiro complexo CDHU a receber arte mural em suas fachadas na cidade de Campinas, buscando embelezar não apenas os prédios, mas também conectar-se com a comunidade de uma maneira única. A escolha estratégica do CDHU Padre Anchieta não se limita apenas aos beneficiários diretos do conjunto habitacional. As fachadas dos prédios que servem como tela para as obras ficam voltadas para a movimentada Rodovia Dom Pedro I e Rodovia Anhanguera, alcançando milhares de pessoas diariamente.
“Não estamos apenas pintando murais, estamos pintando um retrato da união, da força feminina e do potencial transformador da arte”, explica Estela Luz, uma das artistas participantes do projeto e responsável também pela obra “Sob Um Céu de Andorinhas” , um mural na principal avenida do Centro de Campinas, a Francisco Glicério, em homenagem à cidade.
“A arte urbana tem esse papel vital na vida da população, de proporcionar uma expressão cultural que reflete não apenas o artista, mas também a identidade local”, explica a artista Gim. “É uma honra poder pintar para a comunidade do CDHU do Padre Anchieta, nesse projeto só com mulheres maravilhosas”, comemora Miss, artista que assina uma das obras.
A execução simultânea das três obras no “Festival Urbanas” não só busca multiplicar o impacto social nas vidas dos moradores, mas também pretende elevar Campinas a ser o mais novo polo de arte de rua do Estado de São Paulo. “O desejo é que essa seja apenas a primeira edição do ‘Festival Urbanas’. Queremos semear um novo momento na cena da arte urbana campineira”, afirma a produtora Vanessa Ferreira, da Arte em Si.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74