Foto – crédito: Firmino Piton/Prefeitura de Campinas (divulgação)
A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas vai se apresentar nesta sexta-feira, dia 4 de agosto, às 20h, no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, na Vila Castelo Branco. O concerto homenageia os 30 anos do Santuário e receberá convidados. A entrada é aberta ao público, porém a organização pede a doação de um quilo de alimento não perecível.
A apresentação terá a regência do maestro Carlos Prazeres e terá a presença do Coro Lírico Municipal de São Paulo e dos solistas Lina Mendes (soprano), Luisa Francesconi (mezzo soprano), Anderson Barbosa (baixo) e Daniel Umbelino (tenor).
O programa conta com uma das mais importantes e emblemáticas obras de Wolfgang Amadeus Mozart: o “Réquiem em ré menor (K. 626)”, uma missa fúnebre de Mozart, de 1791. Um réquiem ou missa de réquiem, também conhecida como “missa para os fiéis defuntos”, é uma missa da Igreja Católica oferecida para o repouso da alma ou alma de uma ou mais pessoas falecidas, usando uma forma particular do Missal Romano.
É frequentemente, mas não necessariamente, celebrada no contexto de um funeral. O termo também é usado para cerimônias semelhantes além da Igreja Católica Romana, especialmente no ramo anglo-católico do Anglicanismo e em certas igrejas luteranas. Um serviço similar, com uma forma de ritual e textos totalmente diferente, existe também na Igreja Ortodoxa e Igrejas Católicas orientais bem como na Igreja Metodista.
Sobre o Coro Lírico Municipal de SP
O Coro Lírico foi criado em 1939 e tem como regente principal o maestro Mário Zaccaro. Os seus cantores se apresentam regularmente como solistas nos principais teatros do país. Atua nas montagens de óperas das temporadas do Theatro Municipal, em concertos com a Orquestra Sinfônica Municipal de SP, com o Balé da Cidade e em apresentações próprias.
Santuário
Foi o cardeal Dom Agnelo Rossi quem idealizou a construção do Santuário, como gratidão à Virgem pelo restabelecimento de sua saúde. Nascido em Campinas, foi cardeal Arcebispo de São Paulo e depois, em Roma, atuou na Sagrada Congregação para a Evangelização dos Povos. De volta para o Brasil, faleceu em 1995, no mês de maio, um ano depois da inauguração, e se encontra sepultado no Santuário.
O Santuário foi inaugurado no dia 12 de dezembro de 1993, em missa presidida pelo Legado Papal Cardeal Bernardin Gantin. A paróquia abrange os bairros Vila Castelo Branco, Jardim Garcia, Vila Padre Manoel da Nóbrega, parte do Jardim Londres, o Condomínio Parque dos Eucaliptos, e o bairro Recanto dos Pássaros.
Concerto da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas
Local: Santuário Nossa Senhora de Guadalupe. Rua Sofia Valter Salgado, s/n, Vila Castelo Branco – Campinas
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74