São Paulo é a maior metrópole da América do Sul e um destino muito associado ao mundo financeiro e comercial no imaginário popular brasileiro.
Concentrando todos os problemas das grandes cidades, a capital paulista costuma ser conhecida mais como um destino de atrações culturais, comerciais e opções gastronômicas do que como um lugar para contemplar a beleza.
Porém, São Paulo também oferece fenomenais vistas fotográficas a quem sabe onde procurar – e não é preciso se desgastar muito nessa busca. Uma visita aos 5 locais mais instagramáveis da cidade listados a seguir renderá registros para semanas de publicações, seja para turistas ou moradores da metrópole.
Parque do Ibirapuera
O principal espaço verde da cidade se estende por mais 1,5 milhão de metros quadrados e é o segundo maior parque de São Paulo, depois do Parque Estadual da Cantareira.
Portanto, não faltam oportunidades de cliques fotográficos. Do ponto de vista cultural, o espaço concentra variadas atrações: Museu de Arte Moderna, Palácio das Exposições (Oca), Auditório Ibirapuera, Bienal, Museu Afrobrasil e Pavilhão das Culturas Brasileiras. Além da programação para dias de visita, os prédios têm todos os traços visuais mais interessantes das criações arquitetônicas modernistas brasileiras, assinados por Oscar Niemeyer e Lina Bo Bardi.
Quanto aos espaço abertos do parque, a ‘paisagem humana’ é rica, com muitos frequentadores fazendo caminhada, yoga e ciclismo, com direito a piqueniques e grandes reuniões de amigos aos fins de semana. A paisagem natural chama ainda mais a atenção, seja pelo belo Lago das Garças ou pela combinação de mais de 500 espécies de árvores nativas e exóticas, que abrigam uma fauna animal. Além disso, o Viveiro Manequinho Lopes também está instalado no parque, com acervo de 200 espécies de plantas com potencial paisagístico.
Masp
O Museu de Artes de São Paulo (Masp) se destaca mesmo na Avenida Paulista, que concentra edifícios notáveis e diversas opções culturais. Além de abrigar um belo acervo de arte, tem projeto arquitetônico da célebre Lina Bo Bardi, que privilegia o convívio e as reuniões num enorme vão no nível do solo, dividindo o prédio em si entre uma área suspensa e outra subterrânea. Assim, vários elementos são instagramáveis no Masp: a vista posterior do vão, o prédio em si, o acervo de arte e até mesmo as cercanias imediatas, já que o museu fica de frente para o Parque Trianon, uma área verde de
respiro cheia de belas esculturas, encravada na cidade.
Por fim, diante do parque, do outro lado da avenida 23 de Maio, está situado o Museu de Arte Contemporânea. Com um acervo original, também dispõe de um concorrido restaurante em sua laje com vista panorâmica privilegiada.
Beco do Batman
Uma galeria de arte a céu aberto, com acesso gratuito e que concentra colaborações de artistas de grafite: esse é o Beco do Batman. Localizado na Vila Madalena, um pouco escondido entre as ruas Medeiros de Albuquerque e Harmonia, o beco segue o ethos transitório da arte de rua, com uma curadoria que muda mensalmente as pinturas expostas em suas paredes.
Essa renovação dá vitalidade criativa ao local, mas também estimula os frequentadores a aproveitarem o breve tempo de exposição das obras – mais um bom motivo para fotografar momentos e criações únicas!
Catedral da Sé
A construção do templo, que chama atenção principalmente pela grande cúpula renascentista de bronze, foi iniciada em 1913 e finalizada cerca de
40 anos depois.
Além da bela estrutura neogótica e dos vitrais impressionantes para contemplação, é possível ver missas, visitar a nave, torre, cúpula e cripta da
igreja, em que descansam os restos mortais dos padres jesuítas José de Anchieta e Manuel da Nóbrega e do cacique Tibiriçá, fundadores da
metrópole.
A catedral fica relativamente próxima da Igreja de São Bento, cujo órgão monumental e a decoração interna de murais no raro estilo da Escola de
Beuron também justificam uma visita.
Roda Rico
Implantada no Parque Cândido Portinari, a roda gigante Rico propicia desde 2022 uma vista panorâmica que abrange desde o Parque Villa-Lobos e o Rio Pinheiros ao Pico do Jaraguá.
O giro da roda dura em torno de 25 minutos, tempo suficiente para registrar o passeio no Instagram. Vá sem pressa, pois a atração acumula filas concorridas, mesmo com a compra antecipada do ingresso com horário específico de entrada.
Garanta a segurança no Instagram
Para turistas que experienciem instabilidades no Instagram no dia da visita, uma boa opção é recorrer a uma VPN para desbloquear o Instagram. Decisões judiciais de amplo alcance às redes sociais tornaram-se comuns nos últimos tempos e não deveriam ser uma preocupação a quem simplesmente quer tirar fotos e publicar em seu perfil. Esse tipo de ferramenta também é útil em países em que a censura é comum.
Além disso, vale comentar que São Paulo é uma cidade com pontos turísticos interessantes, mas também oferece riscos. Entusiastas do Instagram devem atentar aos riscos tanto físicos quanto virtuais.
Algumas medidas simples de precaução: ativar a verificação em dois fatores da rede social e manter o celular sempre próximo. Evitar usar o celular na rua e estar sempre atento à movimentação ao redor mesmo em lugares fechados.
A quem adora publicar vídeos e fotos diariamente, é melhor aguardar até sair de um local visitado antes de colocar o conteúdo no ar para evitar ser abordado. São cuidados que ficam nos bastidores dos reels, mas que garantem o bem-estar de influenciadores e instagrameiros de ocasião na metrópole.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74