O tradicional Mercado Municipal de Campinas, mais conhecido como Mercadão, completou 115 anos na quarta-feira, 12 de abril de 2023. E a data traz o anúncio da Prefeitura de um investimento de R$ 6.131.045,22 para a remodelação completa da estrutura do prédio e revitalização total da fachada. As obras devem começar em 40 dias e o prazo para conclusão é de 12 meses a partir do início.
De acordo com a administração municipal, os recursos são de convênio com o Ministério do Turismo, com contrapartida do município. A reforma integra as ações da Prefeitura para a revitalização do Centro.
Está prevista a reforma física do prédio, com a substituição total da fiação elétrica, nova canalização de esgoto, revitalização da fachada e construção de um mezanino sobre os boxes, na parte central do mercado. Também compreendem a instalação de iluminação especial no interior e na área externa do Mercadão.
Ainda de acordo com a Prefeitura, a licitação da reforma e revitalização do Mercado Municipal foi concluída no último dia 6 de abril, com a publicação da homologação no Diário Oficial do Município (DOM). A empresa vencedora é a RJC Sinalização Urbana LTDA. A autorização da despesa pela Secretaria de Cultura e Turismo foi publicada na edição do DOM desta terça-feira, 11 de abril. O processo agora segue para a Secretaria de Justiça para a redação do contrato e demais trâmites legais. Na sequência, segue para a Secretaria de Infraestrutura para autorização do início das obras.
“As obras no Mercado Municipal têm como finalidade preservar o patrimônio histórico-cultural da cidade. As readequações são necessárias para a continuidade dos serviços, com novas tecnologias, novos equipamentos de refrigeração e iluminação, garantindo conforto e segurança. E também vão contribuir para revitalizar todo o entorno e atrair mais frequentadores”, comentou o presidente da autarquia de Serviços Técnicos de Campinas (Setec), Enrique Lerena, responsável pela administração do local.
A Prefeitura informou ainda que, durante as obras, o atendimento ao público será mantido e realizado, quando for possível, dentro do mercado ou em tendas instaladas na área externa. A estrutura removível e climatizada foi licitada pela Setec, responsável pelos custos, para garantir a continuidade do serviço.
“É uma reforma grande, que envolve muita coisa. Mas as expectativas são boas. O projeto é muito bonito e, depois da restauração, o mercadão vai atrair mais pessoas e as vendas também vão aumentar”, disse o presidente da Associação dos Permissionários do Mercado Municipal, Edson Shimabukuro. “Temos que pensar no futuro”, completou.
História
Foto – crédito: Carlos Bassan/Prefeitura de Campinas
Projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo, o Mercado Municipal foi inaugurado em 1908 pelo prefeito Orosimbo Maia. O edifício de arquitetura mourisca foi construído inicialmente para servir como armazém de estocagem dos produtos transportados pela ferrovia Funilense.
Foi tombado em 1983 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) e, em 1995, pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural de Campinas (Condepacc).
É o mais antigo centro de compras da cidade. Por um longo período, foi o local de encontro da elite artística e intelectual de Campinas. Numa área de 7.720 metros quadrados, o centenário mercado resiste aos avanços tecnológicos e mantém a singularidade no atendimento e comercialização de produtos peculiares que continuam atraindo a clientela.
Administrado pela Serviços Técnicos Gerais (Setec), autarquia municipal, possui 143 boxes, sendo 98 no prédio central e 45 bancas externas. O Mercadão alia o tradicional e o moderno e oferta aos consumidores grande variedade de lojas e produtos: peixarias, pastelaria, açougues, lanchonetes, lotérica, hortifrutis, doces, tabacaria, artigos religiosos, especiarias, ingredientes para feijoadas, comidas regionais, peças para conserto de fogões, entre outros.
Mercado Municipal de Campinas
Local: entre a Avenida Benjamin Constant e as Ruas Ernesto Kuhlmann, Barreto Leme e Álvares Machado, no Centro de Campinas
Funcionamento: de segunda-feira a sábado, das 7h às 18h30; facultativamente, aos domingos, das 7h às 12h
Há estacionamento no local
Fonte: secretaria de Comunicação da Prefeitura de Campinas
Foto no alto: Carlos Bassan/Prefeitura de Campinas
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74