Campinas sempre teve a vocação de ser uma referência em vários setores, a diversidade populacional por conta do pólo industrial e das universidades, fez com que a cidade se tornasse historicamente um ótimo destino para pessoas de todas regiões do Brasil e do Mundo.
Claro esse êxito cultural também contribuiu para o desenvolvimento do mercado de vinho na cidade. Ok, a bebida sempre esteve presente na mesa de várias famílias, mas foi a partir do início do século XXI, que um grupo de apaixonados e estudiosos do vinho começaram a se organizar e deram o start para formação de profissionais e pessoas que tinham o interesse de aperfeiçoar seus conhecimentos dentro desse universo mágico.
A partir daí Campinas entrou numa crescente incrível, lojas especializadas foram abertas, algumas em atividade até hoje, restaurantes passaram a aperfeiçoar suas cartas e serviços do vinho, profissionais se destacaram no Brasil e fora dele, além disso a cidade ganhou notoriedade com as feiras de vinhos que foram impulsionadas pela saudosa Mostra Internacional de Vinhos, a MIV, que abriu as portas do mundo do vinho para a nossa cidade e deixou um legado de incentivo para muitos profissionais que se especializaram nesse segmento, inclusive esse que vos escreve.
Hoje nossa cidade e toda região metropolitana de Campinas é privilegiada pelo acesso a várias lojas especializadas, além das principais importadoras do Brasil que estão presentes em suas lojas exclusivas, ou através de representantes e revendedores.
O segmento acadêmico também ampliou, com associações e escolas que contribuem com a formação anual de algumas centenas de pessoas, que buscam aperfeiçoar seus conhecimentos para atuar profissionalmente ou para entender mais sobre esse universo fantástico.
Os eventos também se destacam por aqui, além das degustações especiais e jantares harmonizados, que muitas vezes contam com a presença de profissionais das vinícolas, Campinas também sedia alguns das principais feiras de vinhos do país, como o Encontro de Vinhos, Vinho no Trem e Brasil na Taça.
E para quem acha que isso é tudo, calma! Campinas está muito próxima de regiões que estão se destacando na produção de vinhos finos no Brasil, como São Roque, Espirito Santo do Pinhal, Andradas, entre outros, e isso tem contribuído muito para que os apaixonados por vinhos possam vivenciar experiências enoturísticas incríveis.
Claro que para coroar tudo isso faltava aquele orgulho de dizer que sim, nossa cidade também produz vinhos finos de qualidade. Em Joaquim Egídio, distrito de Campinas, a Vinícola Walachai vem ganhando uma legião de admiradores com sua linha de vinhos desenvolvidos através do sistema de Colheita de Inverno.
Sendo assim meus amigos, não tem como, Campinas exala sua paixão por vinhos e para quem ainda duvida disso, eu convido para uma taça de vinho comigo!!
Viva a Magia dos Vinhos!
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74