Campinas foi classificada como a 9ª melhor cidade para se viver em estudo realizado pela Bloom Consulting, empresa global de consultoria que acaba de lançar o “Brasil City Brand Ranking”, que pode ser traduzido como classificação das marcas das cidades do Brasil. A consultoria avaliou os 100 municípios mais populosos do país em três eixos: visitar, viver e investir.
No ranking das cidades que ficaram nas dez primeiras posições no eixo “Viver”, Campinas é a única que não é capital e está acompanhada dos municípios mais expressivos do Brasil, como São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro, Salvador e Fortaleza, e à frente de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais.
Esse eixo avaliou os indicadores de desemprego, de criminalidade e de poder de compra per capita em relação à média nacional.
Classificação das cidades no eixo “Viver” do ranking:
1 – São Paulo
2 – Curitiba
3 – Rio de Janeiro
4 – Salvador
5 – Brasília
6 – Fortaleza
7 – Recife
8 – Goiânia
9 – Campinas
10 – Belo Horizonte
Por alcançar uma posição de destaque, Campinas foi considerada, nesse eixo, uma ‘Marca Estrela’, já que superou capitais reconhecidas por terem uma boa qualidade de vida, como Belo Horizonte e Florianópolis.
“Trabalhamos muito para tornar Campinas cada vez mais segura e desenvolvida e essa pesquisa confirma que estamos no caminho certo”, afirmou o prefeito, Dário Saadi.
Segundo o diretor de placemaking da Bloom Consulting, Caio Esteves, não são levados em conta apenas números absolutos para classificar um município como ‘Marca Estrela’. “Fizemos análises de dados estatísticos e das redes sociais de cidades que têm bom posicionamento de marca quanto ao viver e morar e o que chamou nossa atenção foi o contexto em que, em um ranking dominado por capitais, Campinas desponta em seus indicadores”, explica Esteves.
Placemaking é um nome em inglês dado a um conceito de planejamento, design e gestão de espaços públicos.
A cidade de São Paulo também ficou em primeiro lugar nos eixos “Visitar” e “Investir”.
O estudo completo da Bloom Consulting pode ser acessado no link.
Fonte: secretaria de comunicação da Prefeitura de Campinas
Foto: arquivo/Prefeitura de Campinas (divulgação)
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74