Mais Notícias

Rua 13 de Maio, no Centro de Campinas, ganha cobertura de guarda-chuvas coloridos

24 de novembro de 2022

O calçadão da Rua 13 de Maio, a mais tradicional do comércio do Centro de Campinas, acaba de receber uma cobertura de guarda-chuvas coloridos. A entrega, junto com um novo mobiliário urbano, ocorreu na manhã desta quinta-feira, 24 de novembro.

A instalação foi doada pela Construtora Patriani, que venceu um chamamento público aberto pela Prefeitura para apresentação de projetos de requalificação da Rua 13 de Maio. A estrutura será permanente e a construtora será responsável pela manutenção durante o primeiro ano. As obras, de acordo com a administração municipal, começaram em setembro e o trabalho foi finalizado nesta semana. Segundo o prefeito Dário Saadi, não teve nenhum custo para a Prefeitura. O projeto é uma ação do Plano de Requalificação da Área Central de Campinas (PRAC).

Seis quadras receberam a estrutura de metal com os guarda-chuvas coloridos, a partir do trecho atrás da Catedral até o próximo à Estação Cultura. São cerca de 800 metros, onde foram instalados 3.100 guarda-chuvas coloridos distribuídos em armações treliçadas colocadas a 6 metros de altura. Também foi instalada uma nova iluminação, utilizando cabeamento aéreo, com 62 luminárias com dois pontos de luz de LED em cada uma e sensores para acender ao fim do dia e desligar pela manhã.

Foram instalados ainda  o Centro 42 bancos em formato de pufs, 23 bancos retangulares e 15 lixeiras de 150 litros cada. Todos feitos em concreto.

O projeto, de acordo com a Prefeitura, foi aprovado pelo Corpo de Bombeiros e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc).

A obra foi homologada pelas secretarias municipais de Planejamento e Urbanismo; Infraestrutura; Serviços Públicos; Cultura e Turismo e pela autarquia Serviços Técnicos Gerais de Campinas (Setec). Fiscal da Secretaria de Infraestrutura acompanhou a execução dos serviços.

A cerimônia de entrega teve a presença do prefeito Dário Saadi, das secretárias de Planejamento e Urbanismo, Carolina Baracat Lazinho; e de Desenvolvimento Econômico, Adriana Flosi; do secretário em exercício de Serviços Públicos, Paulo Camargo, do vereador Carlinhos Camelô, que representou a Câmara Municipal, e do empresário Valter Patriani, proprietário da empresa que doou o projeto para a cidade.

Fonte: secretaria de Comunicação da Prefeitura de Campinas
Foto: Fernanda Sunega/Prefeitura de Campinas

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74