Foto – Mariléa de Almeida/acervo pessoal
Em novembro, o Café Filosófico tem uma nova série: “Filosofia, substantivo feminino”, com a curadoria da professora de filosofia Nastassja Pugliese. A estreia será nesta quinta-feira, dia 3, às 19h.
Reunindo apenas mulheres na defesa dos temas, este módulo vai mostrar, em quatro encontros, como a obra das mulheres filósofas é inserida em um debate histórico, a importância das obras de filósofas de diferentes contextos e culturas e como a produção de conhecimento filosófico feita por mulheres, têm efeitos positivos, tanto na filosofia quanto para além dela.
Segundo Pugliese, a história excluiu as mulheres e há um movimento latente de resgate da produção feminina na filosofia. “A história da filosofia como conhecemos nas antologias é marcada por inúmeras exclusões, sendo as mais marcantes aquelas de gênero, raça e localidade geográfica. Recentemente, a atenção de pesquisadoras tem se voltado para reparar este estigma limitante da prática filosófica, resgatando obras escritas por filósofas ao longo da história”, explica.
A série vai apresentar as contribuições de filósofas de diferentes contextos culturais e sociais e o debate sobre a construção do cânone da história da filosofia. Começando pela filosofia de bell hooks para a educação, passando pelo conceito de mulher levantado por Simone de Beauvoir, seguido pela crítica à colonialidade proposta pela latino-americana Maria Lugones e, por fim, uma análise geral sobre a natureza da história da filosofia, sua atualidade e o lugar das mulheres filósofas na tradição.
O Café Filosófico é o broadcast de reflexões do Instituto CPFL e conta com formato on-line e programas de televisão com exibição na TV Cultura.
Confira os programas e palestrantes na série “Filosofia, substantivo feminino”:
03/11
“Bell Hooks e a educação antirracista”, com Marilea de Almeida, historiadora e psicanalista
Este programa vai debater a relação entre teoria e experiência na obra de bell hooks, discutindo o lugar das mulheres negras na produção de conhecimento.
Link para a transmissão via Youtube
10/11
“Existe um conceito universal de mulher? – um debate a partir de Simone de Beauvoir”, com Carla Rodrigues, filósofa
Nesta edição, Carla Rodrigues conversa sobre o pensamento feminista a partir da publicação de “O segundo sexo”, livro em que Simone de Beauvoir está, entre outras questões, interrogando o que a filosofia oferecia como roteiro de subjetivação para as mulheres até ali.
Link para a transmissão via Youtube
18/11: “Maria Lugones e a crítica ao pensamento colonial”, com Maria Clara Dias, professora
Nesta palestra, a professora Maria Clara Dias apresentará as principais contribuições de Maria Lugones para a consolidação de um feminismo decolonial e, a partir desta matriz de pensamento, apresentar uma perspectiva de justiça capaz de romper com diversas formas de opressão, entre elas, a opressão especista.
Link para a transmissão via Youtube
22/11: “O impacto das Filósofas: das reivindicações à conquista de direitos”, com Nastassja Pugliese, professora de filosofia
No encerramento da série com sua curadoria, Pugliese vai mostrar o impacto da obra das filósofas para a história da filosofia e para a conquista de direitos, afirmando a necessidade de um fortalecimento das políticas de memória voltadas para a contribuição das mulheres intelectuais.
Link para a transmissão via Youtube
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74