Mais Notícias

Dicas e táticas para negociar melhor

21 de julho de 2022

A arte de negociar faz parte do dia a dia e está presente em diversos momentos da nossa vida. No entanto, quando o trato tem que ser feito com pessoas “desconhecidas”, o grau de dificuldade aumenta e é fundamental dominar táticas e estratégias para fechar o melhor negócio.

Conseguir um aumento, comprar um carro ou renovar o contrato com um fornecedor são tarefas que exigem habilidades de negociação, que são inclusive temas de diversos workshops. Antes de mais nada, é fundamental marcar os objetivos próprios e saber até onde se está disposto a chegar. Por isso, seguem algumas dicas abaixo. Confira:

Quem é quem

Para começar bem uma negociação é preciso saber com quem estamos tratando. Essa análise vai mostrar quem tem mais força na hora de fechar um acordo. Por exemplo, quando buscamos uma operadora de telefone temos uma vantagem, afinal, a concorrência desse mercado é intensa e é
possível buscar o melhor negócio com as diversas empresas do setor.

Por outro lado, quando uma companhia necessita de um fornecedor muito específico, como é o caso dos microchips, é preciso saber que ela depende desse provedor para dar continuidade na produção. Nesse caso, a força da negociação está do outro lado.

Conhecer com quem estamos lidando e estabelecer os objetivos é fundamental para colocar os limites e conseguir alcançar as metas de todos os envolvidos.

Ceder é parte do negócio

É preciso estar disposto a fazer concessões, afinal, são raros os casos em que um negócio termina em um acordo na primeira conversa. Estar aberto a oferecer descontos, programas de fidelidade ou até mesmo brindes faz parte do jogo.

A ideia de fixar objetivos antes de começar a negociar é fundamental para poder ceder no processo. Dessa forma, os pontos principais não serão afetados e o que ficar pelo caminho não será nada essencialmente fundamental.

Jogue o jogo

Uma negociação é baseada na confiança, no entanto, existe uma técnica que consiste em levar a outra parte a considerar uma situação hipotética, que não necessariamente vá acontecer. Isso nada mais é do que blefar.

O blefe é um movimento clássico dos jogos de cartas. Mais especialmente do poker Texas Hold’em, uma das variantes mais populares do jogo, que ganhou fama no mundo todo e abriu passo para a modalidade no mundo online. As regras do jogo estabelecem, entre outras coisas, os limites das apostas, que podem ser com limite, sem limite, ou limitada pelo valor total do pote.

Dentro desse universo, o blefe é algo totalmente regular. Existem diversos jogadores, especialmente os mais agressivos, que utilizam dessa arte para vencer mesmo com uma “mão fraca”.

Na negociação é igual, porém, é preciso saber dosar para não soar como uma mentira e colocar em risco a confiança entre as partes.

Uma mão lava a outra

Esqueça isso de vencer ou perder uma negociação. É preciso ter em mente que esse processo é sempre uma troca. Alcançar um acordo significa que os dois lados ganharam, pois será o melhor para cada um deles, seja um cliente que contratou um serviço ou uma empresa que compra suprimentos de outra.

Nesse caso, cabe outro esporte mental que muitas das jogadas são baseadas em “trocas”. É aqui que entra o xadrez. Cada movimento é calculado pensando nos passos futuros e nas possíveis trocas que vão acontecer. Isso significa sacrificar uma peça para capturar outra e esse ponto tem muita relação com a capacidade de saber ceder durante a negociação.

Esses são fatores fundamentais para entrar com mais tranquilidade e segurança em uma negociação e os conceitos apresentados ajudam a analisar cenários e projetar melhor as opções no momento de fechar um bom acordo.

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74