Cultura

Solenidade, feira gastronômica e atrações culturais marcam as comemorações pelo aniversário de Campinas na Prefeitura

14 de julho de 2022

Foto – crédito: Fernanda Sunega/Prefeitura de Campinas

O aniversário de 248 anos de Campinas nesta quinta-feira, dia 14 de julho, foi celebrado com atrações culturais no Paço Municipal da Prefeitura.

As festividades tiveram início com uma solenidade que reuniu o prefeito, secretários municipais, presidentes de autarquias, vereadores, representantes de consulados e público em geral. Todos cantaram o “parabéns” para a cidade ao som da dupla sertaneja Luiz Miguel e Daniel, que animou o evento com viola e sanfona. Ao final, o prefeito de Campinas, Dário Saadi, cortou o bolo em homenagem ao aniversário da cidade.

“As pessoas que vieram para cá, como eu, as pessoas que nasceram aqui, enfim, todos ajudam a construir a cidade. Temos o desafio de fazer a cidade crescer e reduzir as desigualdades e a população de Campinas sabe enfrentar desafios”, afirmou o prefeito.

Comidas típicas e atrações culturais

Ao longo do dia também foi realizada uma feira gastronômica no arruamento em frente ao Paço, com comidas típicas do Brasil, Japão, Líbano, Itália, França, Estados Unidos, China e Equador, países com representações consulares em Campinas.

Foto – crédito: Eduardo Lopes/Prefeitura de Campinas

Ao final do dia, as comemorações foram encerradas com atrações culturais.

A soprano Maria Gabetta, o tenor João Gabriel Bertolini e o tecladista Chiquinho Costa apresentaram música italiana, e o público também pôde conferir a música andina típica do Equador com a dupla Lino e Paulo. Também houve apresentações de dança. O grupo Shaolin Chan (China) fez a Dança do Leão, o grupo Mil e Uma Noites apresentou dança do ventre e do folclore árabe, e o Instituto Cultural Nipo-Brasileiro, em parceria com o Okinawa, fez o show Wadaiko Tsubame.

As ações no Paço Municipal foram realizadas pela secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, por meio do departamento de Cooperação Internacional.

História

A região onde hoje é a cidade de Campinas começou a ser povoada por causa de um ponto de parada de tropeiros, chamado de Campinas do Mato Grosso. Em maio de 1774, Francisco Barreto Leme do Prado foi nomeado fundador, administrador e diretor deste núcleo urbano. Nesse mesmo ano, por conta das dificuldades de se construir a igreja matriz Nossa Senhora da Conceição, foi erguida às pressas uma capela provisória de palha. No dia 14 de julho de 1774, frei Antônio de Pádua rezou a primeira missa que inaugurou esta capela. Assim, nesta data, teve início a Freguesia de Nossa Senhora da Conceição das Campinas do Mato Grosso, que marca a fundação da cidade de Campinas.

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74