Turismo

Com clima de montanha, Circuito das Águas Paulista é roteiro ‘obrigatório’ de inverno próximo a Campinas

24 de junho de 2022

Quem adora o clima aconchegante do inverno para curtir as delícias da época, como um bom vinho, aquela gastronomia deliciosa, um ambiente com lareira ou apreciando uma bela paisagem de montanha, uma dica de passeio próximo a Campinas é o Circuito das Águas Paulista.

Formado por nove cidades (Amparo, Águas de Lindóia, Holambra, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro) na Serra da Mantiqueira, elas possuem clima ameno, são cercadas por natureza e montanhas, com diversos atrativos, incluindo programações culturais, para passeios de fim de semana, momentos de folga ou até para se programar nas férias de julho.

Destacamos cinco delas abaixo. Confira!

Águas de Lindóia

Águas de Lindóia é o município mais ao norte de todos os que integram o Circuito, a menos de 10 km da divisa com Minas Gerais. Embora pequena, ela oferece muitas opções turísticas para os visitantes, tendo vários bares, cafés, ranchos, sítios, parques, igrejas, e o famoso Cristo Redentor, situado no topo do Morro do Cruzeiro, um pico de 1,2 mil metro.

Entre os principais atrativos está o Balneário Municipal de Águas de Lindóia, que oferece banhos especiais e massagens. O destaque do lugar não está só na proposta de relaxamento, pois, além das piscinas de águas que nascem do solo a uma temperatura de 28˚C, o Balneário tem lindos jardins, elaborados por Roberto Burle Marx, um dos principais arquitetos paisagistas do mundo.

Outro destaque na cidade é o Thermas Águas de Lindóia (ou Thermas Hot World), um parque aquático a apenas 20 minutos de carro do Centro da cidade, que possui piscinas aquecidas. Além disso, o parque também possui toboáguas, bar molhado, espaço para crianças, um ofurô gigante (com capacidade para até 20 pessoas), escalada e arborismo, além de um restaurante e uma lanchonete. Para entrar, é adquirir ingressos com antecedência.

Amparo

A pequena cidade conhecida como Flor da Montanha também é uma estância hídrica e oferece uma diversidade de atrações, misturando o antigo e o novo, com o estilo charmoso do período colonial, abrigando coloridos casarios do século 19, que hoje são museus, espaços culturais e escolas. Nas montanhas que contornam a cidade, estão hotéis e pousadas, além das fazendas centenárias abertas aos turistas.

Amparo é protegida pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo).

Na cidade, a Vinícola Terrassos é uma opção de passeio bastante procurada na região. Fundada em 2003, testou com mais de 20 espécies de uvas viníferas, mas hoje conta com 3 espécies: Shyra, Máximo e Moscato. Os vinhos são produzidos na Serra da Mantiqueira. A degustação acontece no jardim, com vista para as videiras. É possível apreciar o belo mirando do local, que conta com infraestrutura de restaurante para o piquenique, em que são servidas massas, queijos e pizzas, além dos vinhos do local. É preciso fazer a reserva com antecedência, acesse a plataforma de experiências VZIT, que ainda possui várias opções de passeios na região.

Outro lugar bastante procurado na cidade é a Fazenda Atalaia, que produz famosos e premiados queijos, com visitas guiadas pelo espaço. Acesse o link para saber mais.

Serra Negra

Serra Negra é uma estância hidromineral e um dos municípios mais visitados da Serra da Mantiqueira, com vários atrativos entre parques, fontes naturais, experiências de turismo rural e, claro, as muitas lojas de malhas, roupas de lã e artigos em couro, com um verdadeiro ‘shopping a céu aberto’.

O teleférico, cartão postal da cidade, é uma das principais atrações turísticas da cidade. Com cadeiras coloridas, sua marca registrada, o teleférico chega a aproximadamente mil metros de altitude em um percurso de 10 minutos, com uma bela uma vista panorâmica da região. Ele fica no Pico do Fonseca, onde há uma réplica do Cristo Redentor, com 18 metros de altura.

Outro ponto turístico que vale a visita é o Alto da Serra. Com mais de 1.300 metros acima do nível do mar, uma região com relevo predominante de montanhas e o belíssimo visual do mirante, o local atrai muitas pessoas para apreciar o pôr do sol, e possui uma área aconchegante com bancos, um lounge, contêineres de alimentação e bebidas. Também é possível só ir até o local, levar um vinho, sentar na grama e apreciar a paisagem. Lá de cima, é possível avistar mais de 10 cidades da redondeza.

Nesta época, destaque para o Festival de Inverno “Serra Negra in Concert” em 2022, que já começou no dia 15 de junho e segue até dia 31 de julho. O festival conta com mais de 100 apresentações, em diferentes pontos da cidade. São oferecidos shows de variados estilos musicais, apresentações circenses, entre outros. Confira a programação.

Monte Alegre do Sul

A fauna e a flora, aliadas ao relevo, resultam em lindas paisagens naturais de montanhas na bucólica cidade. Monte Alegre do Sul é cortada pelo rio Camanducaia e por ribeirões e córregos que fluem em terras montanhosas, em área de proteção ambiental.

São vários pontos turísticos, como o Balneário Municipal, o Santuário Bom Jesus, fazendas e alambiques, além das construções antigas que preservam o estilo arquitetônico colonial da época do café. É conhecida pela prática do turismo termal, religioso e rural.

Por sua natureza exuberante desenhada entre montanhas, o clima ameno das águas com propriedades terapêuticas e o charme das construções coloniais do século XIX, cuidadosamente preservadas, a tornam o destino diferencial entre os outros municípios do Circuito.

A cidade realiza um festival junino até dia 26 de junho, e terá uma festa italiana de 15 a 17 e 22 a 24 de julho de 2022, no Centro Histórico. Saiba mais no link: www.montealegredosul.tur.br.

Socorro

Conhecida como “cidade de aventura”, Socorro é bastante turística, também com linda paisagem da Serra da Mantiqueira e aquele clima gostoso de montanha.

É possível encontrar roteiros variados, seja para uma turma de amigos, um passeio em família ou uma viagem a dois. Além disso, a cidade é pet friendly e referência em acessibilidade.

Entre as atividades oferecidas, estão: boia cross, canoagem, cavalgada, escalada, rafting, rapel, trilhas, trekking, voo livre e tirolesa, sendo a maioria dos esportes de água abrigadas no Rio do Peixe, que atravessa todo o município. A gastronomia é variada, sendo a típica comida da fazenda predominante e com influência italiana, devido aos imigrantes que se estabeleceram na região.

Para os que gostam de passeios históricos, uma alternativa é visitar a Maria Fumaça 208, exposta no Caminho Turístico da Pompeia. A locomotiva está muito bem conservada, e faz parte do patrimônio histórico da cidade.

Socorro também conta belos mirantes para visitação. O Mirante do Cristo Redentor, que fica no Caminho Turístico do Cristo, localizado em um parque público, abre bem cedinho, e é uma boa localização para apreciar o nascer do sol.

Outro belíssimo ponto turístico é o Mirante da Pedra Bela Vista, um espaço privado, com taxa de entrada, mas com um visual incrível, uma boa estrutura, com restaurante panorâmico que comporta até 70 pessoas, onde há música ao vivo no fim de tarde nos fins de semana (é bom verificar a programação).

Saiba mais sobre o Circuito no site: www.circuitodasaguaspaulista.sp.gov.br

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74