Cultura

Novo maestro da Sinfônica de Campinas, Carlos Prazeres quer levar a orquestra para toda cidade e tem 1º encontro com músicos

13 de maio de 2022

O novo maestro da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, Carlos Prazeres foi recebido na manhã desta sexta-feira, 13 de maio, pelos músicos da OSMC. Foi o primeiro encontro deles, acompanhado da secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, e ocorreu durante o ensaio da Sinfônica, que se apresenta neste fim de semana sob a regência de Roberto Sion, no teatro Castro Mendes.

“Estou feliz e empolgado. Vejo muitos amigos aqui”, disse Prazeres. Ele lembrou que, ainda bolsista, viu uma apresentação da Orquestra Sinfônica de Campinas no Festival de Campos de Jordão. “Eu me lembro da chegada triunfal da orquestra, o público era cinco, sete vezes maior que qualquer outra atração. A orquestra tinha um apelido, 14 Bis, porque o Benito Juarez tinha o hábito de fazer muitos ‘bis’. Eu era garoto e, o que mais me marcou, foi a integração da orquestra com o público”, disse.

O prefeito de Campinas, Dario Saadi, escolheu Carlos Prazeres de uma lista de quatro candidatos indicados pelos músicos. O presidente da Associação dos Músicos da Orquestra, Samuel Brisolla, destacou que o processo de escolha do novo maestro foi conduzido de forma transparente e democrática, e disse que  “todos os músicos tiveram voz”.

A secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, agradeceu a resiliência dos músicos e de toda a orquestra. Ela lembrou de todo o trabalho desenvolvido junto à orquestra desde que assumiu a pasta, em junho de 2021. “Não foi fácil o ano passado, começar o ano sem uma liderança e a gente sabia disso, mas queria agradecer o apoio porque é isso que essa orquestra significa”, disse. O maestro Victor Hugo Toro, que foi o regente titular da OSMC por 10 anos, anunciou sua saída em fevereiro de 2021. A Sinfônica continuou as atividades também com regentes convidados ao longo do ano, e Toro se despediu do público campineiro no último Concerto de Natal, na Concha Acústica do Taquaral.

Sinfônica deve percorrer a cidade

Foto: Carlos Prazeres junto à imagem de Carlos Gomes. Crédito: Carlos Bassan/Prefeitura de Campinas

Carioca com título de cidadão baiano e soteropolitano, Carlos Prazeres disse que “vem para Campinas para vivenciar Campinas, amar Campinas, conhecer cada cantinho da cidade, e para levar essa orquestra para o povo”. Ele já regeu a Sinfônica campineira duas vezes como maestro convidado, em outubro de 2007 e novembro de 2014.

“Venho para junto dos meus colegas queridos para buscar os caminhos da gente fazer essa revolução. Vamos amar essa cidade e irradiar a Sinfônica para a cidade toda. Essa é a minha vontade”, disse. O maestro chegou a Campinas na quinta-feira, 12 de maio, e prevê que o semestre será de reconhecimento. O primeiro concerto está previsto para o mês de aniversário de Campinas, em julho.

A secretária de Cultura destacou o perfil do novo maestro. “Tem tudo a ver com o que imaginamos para um novo tempo, uma nova era da Sinfônica: ele quer a modernidade sem esquecer do que é erudito, preza pela inovação sem esquecer a tradição”, definiu.

Fonte: secretaria de Comunicação da Prefeitura de Campinas
Foto no alto – crédito: Fernanda Sunega/Prefeitura de Campinas

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74