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Primeiro carrinho de compras inteligente da América Latina é lançado em Campinas

5 de maio de 2022

Uma nova experiência de compra para o consumidor. O primeiro carrinho inteligente da América Latina foi lançado em Campinas, no Supermercado Enxuto, na última terça-feira, dia 3 de maio.

Com tecnologia 100% brasileira, o objetivo com o Smart Cart _ uma parceria do Enxuto com as empresas de software Nextop, de Americana, e Arius Sistemas, de São Paulo_ ,  é oferecer praticidade, conforto e agilidade na experiência do cliente. É equipado com uma tela touch screen e um leitor de código de barras, onde é possível scannear o produto e o cliente pode acompanhar todo o processo da compra, fazer o check out e pagamento no final. O carrinho ainda conta com cinco câmeras e com a primeira balança móvel do Brasil, que monitoram o que é colocado e retirado de dentro do carrinho. Dentro da loja, os carrinhos possuem uma saída especial pela frente de caixa. É o conceito de self checkout com inteligência artificial.

Os consumidores vão poder fazer compras de forma independente, saber o valor exato da nota no percurso, realizar o próprio pagamento sem pegar fila nos caixas e deixar o estabelecimento de forma rápida. No início da operação, técnicos estarão auxiliando o público.

A nova tecnologia recebeu investimento de R$ 8 milhões e foi desenvolvida em 4 anos. Inicialmente, são oito carrinhos colocados em operação no Enxuto, mas a expectativa é ampliar para as outras lojas da rede em Piracicaba e Limeira.

“Em alguns mercados existe o autoatendimento, mas nele o cliente precisa ir até o display eletrônico, muitas vezes esperar na fila, e escanear produto por produto. O carrinho inteligente é mais eficiente, já realiza tudo à medida que a compra é realizada, otimizando tempo”, explica Juliano Camargo, CEO da Nextop, empresa especializada em soluções tecnológicas e inovadoras para o varejo, indústria e logística.

Ele explica ainda que as possibilidades são infinitas para o trade marketing e em breve será possível, por exemplo, passar com o carrinho em frente a uma prateleira e um aviso aparecer na tela avisando o consumidor de alguma promoção ou mesmo oferecendo a ela algo dentro do seu perfil de compra está ali disponível. O carrinho também pode ser utilizado para dar apoio para operação de e-commerce, uma vez que ele é mais preciso auxiliando o colaborador na montagem dos pedidos online.

Foto: (da esq. para dir.) Juliano Camargo, CEO da Nextop, e Bruno Bragancini Jr., diretor presidente do Grupo Enxuto

Além das facilidades para o cliente, a Nextop vem investindo cada vez mais em inteligência na geração de dados dos consumidores para melhorias contínuas no ponto de venda e na experiência de compra. “Até hoje, o monitoramento individual de cada cliente era resumido ao relatório final de sua compra, ou seja, o ticket identificado. Com o Smart Cart, rompemos essa barreira e conseguimos monitorar todo o circuito, a jornada de compra do cliente na loja física. Saímos da era do ticket identificado para a jornada identificada de ponta a ponta”, ressalta.

Já Bruno Bragancini Junior, diretor presidente do Grupo Enxuto, disse que, além de proporcionar uma nova experiência ao consumidor, a tecnologia também deve trazer novos clientes pela curiosidade e também a nova geração, já acostumada com telas. “Os carrinhos inteligentes trazem tecnologia e autonomia para o consumidor que pode comprar tudo o que precisa de maneira independente. Todo o desenvolvimento do carrinho foi realizado tendo o consumidor no centro das decisões. Esse projeto está alinhado a nossa estratégia ominichanel e materializa o conceito Phygital, que proporciona a integração física e digital, oferecendo uma melhor experiência de compras aos clientes”, comenta.

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