Nem só no Dia das Mães celebramos a oportunidade de estar com ela, não é mesmo? E se a mamãe ainda gosta de dar umas voltas por aí, conhecer novos lugares, fazer umas comprinhas e relaxar (quem não gosta?), uma dica é propor um passeio bem gostoso para sair da rotina e, porque não, estreitar ainda mais os laços familiares.
E para facilitar a busca, o Campinas.com.br reuniu 10 dicas de cidades com propostas turísticas que têm aquela ‘pegada’ de passeio que as mães podem adorar, incluindo o roteiro do Circuito das Águas Paulista!
Confira abaixo:
Conhecida como a ‘Capital das Porcelanas’, muitos turistas visitam a cidade em busca de artigos de decoração. Possui diversos estabelecimentos, entre fábricas e lojas, que oferecem louças, porcelanas, cerâmicas, objetos em madeira e muito mais. É o paraíso das compras para as mães que curtem objetos para deixar a casa ainda mais bonita. Contudo, engana-se quem pensa que não tem mais nada pra fazer em Pedreira além das compras. A cidade, que está às margens do Rio Jaguari, possui belezas naturais e conta com diversos atrativos turísticos, como o complexo do Morro do Cristo, que é integrado com um teleférico. A cidade ainda tem um Zoo Bosque com mais de 15 espécies, localizado em uma área de 33 mil metros quadrados cercada por plantas da Mata Atlântica. Destaque também para o Museu Histórico e da Porcelana.
Assim como Pedreira, outra cidade que integra o Circuito das Águas Paulista, Serra Negra também é um paraíso para quem adora uma comprinha, só que o destaque fica para o grande centro comercial de malhas e couros. São muitas lojas para percorrer! Além disso, a cidade tem vários pontos de atração turística bacanas. Entre as opções estão as fontes de águas minerais, famosas por suas propriedades terapêuticas, cachoeiras, o mirante Alto da Serra, um lugar com um belo visual da cidade e da Serra da Mantiqueira, o Cristo Redentor e o teleférico, entre vários outros.
Ao lado de Serra Negra, Águas de Lindóia é conhecida pelas suas águas termais. O turismo pode ser também voltado para cura, repouso e lazer. Para as famílias que curtem aventuras, as opções são as caminhadas por sítios e bosques, entre outras atividades. Uma das atrações da cidade é o Thermas Hot World, um parque aquático que possui atrações para todas as idades, com destaque para as piscinas e toboáguas gigantes.
Com uma altitude média de 945 metros e uma área com montes e vales na Serra da Mantiqueira, a cidade também se destaca pela indústria da malharia, da confecção de peças de couro e produção de doces e frutas regionais.
Como falar de Holambra sem considerar seus campos de flores? Eles são responsáveis pela maior parte do movimento turístico da cidade, além do período da famosa Expoflora, que atrai visitantes de todo país em setembro. Após a pandemia, a festa está sendo retomada em 2022.
A charmosa colônia de imigrantes holandeses é, com certeza, um passeio bem gostoso para fazer com as mães, especialmente aquelas que adoram flores e tirar fotos. Afinal, são muitos cenários bonitos! Ao longo do ano, os turistas podem visitar os parques e fazendas de flores, com diversas plantações de rosas, crisântemos, lisianthus, crista de galo, gérberas, girassóis, entre tantas espécies. Duas opções de locais são a Macena Flores e o Bloemen Park, ambos com visitações diárias e com cobrança de ingressos, que são comercializados na plataforma de experiências VZIT. Há ainda campos que se localizam dentro de propriedades particulares, com visitas que podem ser feitas apenas com guias de turismo das principais agências da cidade.
E ainda há outras atrações turísticas em Holambra, como o Moinho Povos Unidos, o Lago Vitória Régia e Deck do Amor, além, é claro, da gastronomia holandesa, que pode ser degustada nos restaurantes e cafés da cidade.
Amparo é outra charmosa cidade do Circuito das Águas Paulista. A sua história está preservada nos casarões do Centro, de fazendas da época áurea do café, com prédios tombados pelo patrimônio histórico. As antigas fazendas hoje integram o turismo rural do município. Uma delas tornou-se hoje uma premiada fazenda centenária produtora de queijos, a famosa Atalaia. Ela conserva a identidade paulista dos anos 1800, e os visitantes podem conhecer sua arquitetura e história, modo de produção, fazer degustação e até almoçar no local, mas é preciso fazer reserva antecipada, também disponível na plataforma de experiências VZIT.
Outro passeio na cidade que vale a pena pra família é a vinícola Terrassos. Os vinhos são produzidos na altitude da Serra da Mantiqueira, considerada um clima ideal para este tipo de produção. O local promove uma experiência de um piquenique com toda infraestrutura que envolve degustação dos vinhos da vinícola e comidinhas. Destaque para a bela vista panorâmica da cidade e região em meio às montanhas. Também é preciso reservar antecipadamente.
Confira as outras cidades do Circuito das Águas Paulista e seus atrativos.
Considerado um dos cartões postais da cidade, a Rua do Porto é o local mais tradicional da cidade. No calçadão da Rua do Porto se concentram os restaurantes que servem o prato típico da cidade: o peixe no tambor. Aos fins de semana é realizada a Feira de Artesanato, e todos esses pontos registram grande fluxo de pessoas, pois recebem além da população local, turistas regionais, nacionais e internacionais. A rua é onde está a história da fundação da cidade, ela começa no Museu da Água, próximo ao salto do Rio Piracicaba, e vai até o final do calçadão, passando pela Casa do Povoador, Passarela Pênsil, Largo do Pescador, Passarela Estaiada, Casarão do Turismo, Centro Gastronômico, entre outros pontos, como Elevador Panorâmico, Engenho Central e Parque do Mirante.
Conhecida como a ‘Cidade da Uva’, e integrante do Circuito das Frutas, Jundiaí possui vários atrativos, e um deles é justamente a Rota do Vinho. São mais de 20 adegas que produzem mais de 40 variedades diferentes de vinhos, além de possuírem espaços abertos, em contato com a natureza e com visitas aos parreirais.
Em geral, os empreendimentos oferecem experiências como degustações, harmonizações, passeios, algumas possuem restaurantes para um almoço em clima rural. Para as mães que adoram o turismo rural associado à gastronomia, é o passeio ideal! O Campinas.com.br fez uma matéria específica sobre este roteiro, acesse o link para mais informações.
Para as mães que se interessam pelo universo das plantas, uma dica é o belo Jardim Botânico Plantarum, em Nova Odessa. O local é um centro de referência em pesquisa e conservação da flora brasileira. Foi idealizado a partir de 1990, por iniciativa do engenheiro agrônomo e botânico brasileiro Harri Lorenzi
O acervo vivo do espaço é constituído por exemplares de mais de 3700 espécies vegetais, identificadas e cultivadas em 17 jardins temáticos com lagos, canteiros floríferos, bosques de árvores nativas com áreas sombreadas e painéis interpretativos. Também há algumas esculturas, como uma ninfa que paira sob um espelho d’água. Os jardins temáticos contam com tipos raros e nativos, como a árvore-do-imperador, petúnias e a ninféia-azul.
O local ainda conta com um charmoso restaurante.
O Castelo dos Vinhais é um espaço de eventos em Vinhedo com temática medieval. Desde fevereiro de 2022, oferece um café colonial nas manhãs dos fins de semana que pode ser um agradável momento de interação com as mães. Além de saborear um farto buffet, os visitantes ainda podem passear pelos diversos ambientes do cenário, com destaque para o Castelo dos Sonhos, a ponte romântica no Castelo Vale do Luar, o Memorial, a Torre com vista panorâmica, os jardins e bosque temático, com elementos espalhados pela trilha, e que garantem belos registros fotográficos. As reservas devem ser feitas com antecedência. Saiba mais.
E para quem mora em Campinas e não consegue dar um ‘rolê’ pela região, ou quem está visitando a cidade, também há vários pontos turísticos por aqui. Além do tradicional Parque Portugal, a famosa Lagoa do Taquaral, considerada a ‘praia’ dos campineiros, destacamos outros espaços, como a praça Ulisses Guimarães, mais conhecida como Pedreira do Chapadão, que tem cerca de 130 mil metros quadrados. Além de uma praça central para apresentações culturais, há outras atrações, como espelho d’água com cascata, canteiros e plantas, pista de caminhada, quiosques (que tal um piquenique com a família?). Destaque também para o Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim, com área de 110 hectares, o projeto paisagístico é de Roberto Burle Marx. Possui espécies nativas da região da bacia do rio Piracicaba e outras da flora brasileira, especialmente palmeiras. E há outros bosques e praças na cidade para um passeio ao ar livre.
Os distritos de Sousas e Joaquim Egídio também valem um passeio de fim de semana para aproveitar o clima rural e o contato com a natureza, com esticada para os restaurantes, já que formam uma rota gastronômica.
E você e sua família já subiram no alto da Torre do Castelo? Erguido em 1940 em local estratégico para o desenvolvimento urbano da cidade, o antigo Castelo D’água foi criado para abastecer os bairros que se formavam na região norte. Na década de 1970, o obelisco, construído em art déco, ganhou um mirante que proporciona uma visão de 360 graus da cidade. Em condições climáticas favoráveis, dá para enxergar até a Serra do Japi, a 40 quilômetros de distância. O local abre para visitação de terça a sexta, das 10h às 12h e das 13h às 17h. Aos sábados e domingos, das 9h às 12h e das 13h às 21h. A entrada é gratuita.
Foto no alto – crédito: Alexandre Pottes Macedo/site Prefeitura de Holambra
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74