Após uma semana movimentada de programação gratuita em Campinas, com a música vibrante dos mestres João Donato e Liduino Pitombeira, os homenageados do ano, o encerramento do 7º Festival de Música Contemporânea Brasileira (FMCB) será neste sábado, dia 26 de março, às 20h, no teatro Castro Mendes, com o concerto da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas e participação especial dos instrumentistas Lei Weng (piano), Felícia Coelho (flauta), além de João Donato e grupo e quarteto de saxofonistas do Instituto Anelo, formado por Marcelo Louback, Matheus Soares, Regina Lima e Vinicius Corilow.
No repertório, a rica paleta sonora das obras dos compositores homenageados, sob a regência do maestro Ricardo Bologna. A entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos duas horas antes das apresentações por meio do Sympla na página do teatro, seguindo os protocolos sanitários determinados pelas autoridades municipais e estaduais.
Para quem não puder comparecer ao teatro, a boa notícia é que a apresentação terá transmissão on-line pelo canal do Grupo Sintonize no Youtube.
O Festival é apresentado pela CPFL Energia, em parceria com o Instituto CPFL. “O Instituto CPFL e o FMCB possuem uma bela história de parceria. Este é o quinto ano que colaboramos com o evento e estamos orgulhosos de ter contribuído com esta retomada após dois anos de paralisação. Desse modo, através da música contemporânea, seguimos incentivando a produção e a difusão da cultura brasileira”, pontua o diretor superintendente do Instituto CPFL, Mário Mazzilli.
Mais sobre os solistas
Foto: pianista Lei Weng. Crédito: divulgação
O solista chinês Lei Weng é um dos principais pianistas da atualidade. Natural de Tianjin (China), Lei Weng atua como professor na University of Northern Colorado, Estados Unidos. O pianista também trabalhou como professor convidado em diversos conservatórios pelo mundo, como no Reino Unido, em Boston, em Taiwan e em Singapura.
Lei Weng realizou seus estudos no Conservatório Central de Música de Pequim e na Universidade de Cincinnati. Como solista, atuou ao lado de mais de 30 orquestras do mundo, entre elas, a Orquestra Sinfônica Nacional da China e a Orquestra de Alicante, na Espanha. O pianista é o diretor e fundador da Academia Internacional de Piano do Colorado e do Colorado Piano Festival.
Já a flautista Felícia Coelho é Mestre (Flauta/Performance) pela Louisiana State University (EUA) e Bacharel (Habilitação em Flauta) pela Universidade Federal da Paraíba. Possui também Diploma Artístico pela Azuza Pacific University (EUA) e Diploma Superior de Concertista pela École Normale de Musique de Paris (FR). Teve como principais professores Jim Walker, Mihi Kim, Dr. Katherine Kemler, Gustavo de Paco e George Albert.
Foi premiada em diversos concursos, dentre eles, o Primeiro Concurso Internacional de Flauta do Chile, o Concurso de Concerto da Azusa Pacific University e VII Concurso de Música de Câmara do 55° Festival Villa-Lobos. Como solista, apresentou-se frente às Orquestras Sinfônicas da Paraíba e do Rio Grande do Norte, Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa, Baton Rouge First Methodist Church Orchestra e Azusa Pacific University Symphony Orchestra. Atuou como primeira flauta da LSU Symphony Orchestra, da APU Symphony Orchestra, da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa, entre outras. Apresentou-se também em grandes salas de concerto como a Salle Cortot em Paris e o Walt Disney Hall em Los Angeles.
Felícia desenvolve intensa atividade pedagógica, tendo ensinado em instituições no Brasil, França e EUA; e ministrado masterclasses na UFRJ, UFRN, Conservatório Pernambucano de Música e Festival Virtuosi (PE). Atualmente é professora de flauta transversa da UFPE e membro do Quinteto Sopro Brasil, Trio Brasilianas, Trio Ars Nova e Duo Perazzo-Coelho.
Foto: Vinicius Corilow e Marcelo Louback (Instituto Anelo). Crédito: Edis Cruz
Os saxofonistas Marcelo Louback, Matheus Soares, Regina Lima e Vinicius Corilow, da Orquestra Anelo, maior grupo instrumental ligado ao Instituto Anelo, representam a instituição no concerto de encerramento da sétima edição do FMCB.
Para Vinicius Corilow, participar de um evento desse porte e ao lado de João Donato é uma oportunidade gigante e emblemática. “A primeira música que tenho recordação de apresentar foi justamente ‘A Rã’, de João Donato. Ele tem essa característica de compor standards, verdadeiros clássicos. É um dos caras mais importantes da nossa música, especialmente para quem executa música instrumental. Além de compositor e cantor, ele é um grande instrumentista”, disse.
O Instituto Anelo é uma associação civil sem fins lucrativos que há 22 anos oferece aulas gratuitas de música no Jardim Florence, bairro do distrito do Campo Grande, localizado na região noroeste de Campinas. Ao longo dessas mais de duas décadas, o Anelo já atendeu a mais de 5 mil alunos, entre crianças, jovens e adultos.
Compositores homenageados
Foto: João Donato. Crédito: Clever Barbosa/B2CFilmes (divulgação)
Nascido em 1934 no Acre, João Donato é multi-instrumentista, arranjador, compositor e cantor, João Donato, que é um dos precursores da bossa-nova é também um dos principais nomes da música popular brasileira. Dono de um estilo cativante, que mescla uma grande variedade sonora, o músico viveu e atuou nos Estados Unidos onde gravou com grandes nomes do jazz, como Bud Shank, Herbie Mann e Chet Baker. No Brasil, atuou ao lado de artistas dos mais diversos estilos como João Gilberto, Tom Jobim, Gilberto Gil, Marcelo D2, Joyce Moreno e Tulipa Ruiz. Recentemente lançou o disco “Síntese do Lance” (2021), em parceria com Jards Macalé.
Liduino Pitombeira nasceu em 1962, em Russas, no Ceará. É compositor, pesquisador e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O compositor também é membro da Academia Brasileira de Música (ABM), o College Music Society Society of Composers e Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM). Suas composições formam parte do repertório de orquestras no Brasil e no exterior e suas pesquisas, em composição e teoria musical têm contribuído para a discussão sobre a produção musical.
Programa
“Três Lendas Brasileiras: Concerto para flauta e orquestra”
Liduino Pitombeira
I. Curupira
II. Iara
III. Saci-Pererê
Felícia Coelho, flauta
“Concerto para piano e orquestra nº2”
Liduino Pitombeira
I. Sério
II. Dolente
III. Animado
Lei Weng, piano
Amazonas
João Donato e Lysias Ênio
Arranjo: Théo de Barros
“A Paz”
João Donato e Gilberto Gil
Arranjo: Mario Adnet. Orquestração:
Joana Adnet e Everson Moraes
“Simples Carinho”
João Donato
Arranjo: Cyro Pereira
“Mentiras”
João Donato e Lysias Ênio
Arranjo: Cyro Pereira
“A Rã”
João Donato e Caetano Veloso
Arranjo: Edson Alves
João Donato, piano
Luiz Carlos Carvalho Alves, contrabaixo
Ricardo Pontes Ribeiro, saxofone
Roberto da Silva, bateria
Sobre o FMCB
O FMCB é realizado em Campinas pelo Grupo Sintonize por meio do ProAC ICMS, ProAC Expresso Direto, Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. O evento é apresentado pela CPFL Energia, com o apoio da Microgeo, Grupo Alfa, Águas Prata, Instituto Alfa, La Basque, Osten Group e Racional Engenharia.
Parceiros: Prefeitura de Campinas – Secretaria de Cultura, Instituto João Donato, Instituto CPFL, Unicamp, Proec – Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, CIDDIC – Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural, Instituto de Artes da Unicamp, Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, OSU – Orquestra Sinfônica da Unicamp, Academia Brasileira de Música e Odery.
Encerramento do FMCB com concerto da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas
Convites serão distribuídos duas horas antes das apresentações por meio do Sympla na página do teatro
Transmissão on-line pelo canal do Grupo Sintonize no Youtube www.youtube.com/c/GrupoSintonize.
Mais informações: www.fmcb.com.br ou Instagram: @fmcbsp
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74