A criação do menu especial do Cayena Bistrô, no Cambuí, para o Festival Gastronômico de Campinas traz em sua essência a marca do restaurante: criatividade e alta gastronomia.
Para entrada, bife cavalo a Portugália. No prato principal, chanfana de cordeiro com desconstrução de caldo verde, e, de sobremesa, ode à terrinha (veja galeria de fotos). Todos são invenções contemporâneas da renomada chef Manuella Delatorre, que se inspirou na culinária portuguesa, tema do festival em 2012, para conceber os pratos. Por se tratar de um restaurante contemporâneo, a chef buscou criar pratos a partir de ingredientes tradicionais utilizados em Portugal, fugindo um pouco do trivial bacalhau, prato mais conhecido no Brasil como típico da culinária portuguesa. Utilizou referências históricas e tradicionais da gastronomia lusitana, além de lembranças de viagens que serviram de recurso criativo para as novas invenções.
A chanfana, por exemplo, é um prato histórico de Portugal. Da época que os franceses saqueavam o país, deixando para trás animais velhos, pois eram duros para comer, e assim nasceram as primeiras receitas de chanfana, feitas a partir de carne de cabra velha. A receita tradicional é preparada num “caçoilo” de barro preto (panela de barro), regada ao vinho tinto, cozida com banha de porco e temperos, e que vai ao forno de lenha, por cerca de quatro a cinco horas. O vinho serve para amolecer a carne rija. Na versão da chef Manuella, o prato passou por uma releitura e a carne dura deu lugar à carne de cordeiro de leite, que tem sabor mais delicado e é macia. No lugar da banha, jamon serrano derretido, que trouxe um toque genuíno ao sabor do prato. Para acompanhar, ela criou uma desconstrução do típico caldo verde, com batatas salteadas com pouco de banha de porco e azeite, chips de paio bem crocantes, e couve para finalizar. Aqui, os mesmos ingredientes do caldo são apresentados em outra forma e textura, ao estilo da desconstrução.
Para entrada, a chef buscou relembrar uma de suas viagens a Portugal, quando visitou uma amiga em Cascais, Lisboa, em 1985, e comeu em um restaurante típico chamado Portugália, um tradicional bife a cavalo. Na versão autoral da chef, a entrada ganhou toque de alta gastronomia, com escalope de mignon, ovo de codorna frito e molho a base de leite e café de cevada.
Para fechar, a chef não sabia exatamente o que fazer de sobremesa, já que o forte português são os doces com ovos. Para apresentar outras possibilidades, a chef trouxe a Aletria, receita portuguesa feita com macarrão cabelo de anjo, mas conseguiu fazer a receita com textura cremosa, servida com croutons de rabanada ao vinho do porto. A textura, segundo Manuella, foi até elogiada por um cliente descendente de portugueses, já que é difícil atingir tamanha cremosidade.
Quem quiser experimentar os pratos, o festival vai até o dia 12 de agosto e o menu criado especialmente para o evento sai por R$ 95.
Sobre o Cayena Bistrô
O restaurante localizado no Cambuí, em Campinas, é comandado pela chef Manuella Delatorre, de 30 anos, que já trabalhou com profissionais como Alex Atala, em São Paulo, e também conviveu com Ferran Adriá em seus estudos na Europa, e recentemente foi classificado pela Veja 2012/2013 como o único restaurante de Campinas na categoria cozinha contemporânea.
A chef fez pós-graduação em Barcelona e concebeu uma cozinha singular com mistura de referências espanholas, brasileiras, mediterrânea e leve inspiração asiática. Além da influência dos melhores chefs do mundo, Manuella diz que seu segredo vem mesmo da inventividade nos pratos, de pesquisas constantes e das técnicas modernas e vanguardistas que aplica nas criações gastronômicas.
Destaque também para a decoração caprichada e cheia de detalhes charmosos e o jardim de ervas localizado no quintal, nos fundos do restaurante.
Cayena Bistrô. Rua Capitão Francisco de Paula, 264, Cambuí. (19) 3385-3033 ou 3395-3141
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74