A 4ª edição do Festival Gastronômico de Campinas segue até 12 de agosto, trazendo como tema a culinária portuguesa. Este ano são 56 restaurantes participantes da cidade e de outros sete municípios da região: Holambra, Indaiatuba, Jaguariúna, Santo Antônio de Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo.
Cada estabelecimento preparou seu menu confiance especial, com entrada, prato principal e sobremesa, com inspiração na gastronomia portuguesa. A expectativa da organização é de um movimento de cerca de cinco mil pessoas durante o evento. Confira aqui a lista dos restaurantes e todos os cardápios.
Além disso, o evento também traz um concurso cultural que vai premiar os clientes que forem conferir os pratos do Festival nos restaurantes. Saiba mais.
“É uma grande satisfação constatarmos o interesse crescente pelo Festival, não só em Campinas, como em toda a região”, salienta Sérgio Bicca, presidente do Campinas e Região Convention & Visitors Bureau, entidade que promove o evento, em conjunto com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social de Campinas.
O Festival está movimentando os restaurantes durante toda a semana, dentro dos horários de funcionamento de cada estabelecimento. O evento assumiu este formato em 2011, possibilitando que as pessoas visitem os locais durante a semana, em vez de restringir apenas para o período de quinta a domingo, como ocorria inicialmente. “Este modelo encontrou grande receptividade dos restaurantes e clientes”, explica Bicca.
O Festival Gastronômico de Campinas foi criado para fomentar o turismo gastronômico e de lazer, divulgar Campinas como centro de gastronomia regional, prestigiar os clientes tradicionais dos restaurantes participantes, estimular clientes não frequentes a retornar aos restaurantes, motivar a frequência de novos clientes, aumentar a visibilidade dos restaurantes participantes, gerar novos negócios, contribuir, por meio do associativismo, para o desenvolvimento do setor em Campinas e região, dotar a cidade de um calendário diferenciado, com ações perenes, que se torne destaque no cenário turístico nacional, além do aumento do consumo na rede gastronômica e da ocupação hoteleira, e a indução do desenvolvimento da alta gastronomia para formação de novos chefs.
Em 2009, na criação do Festival, o tema foi a Culinária Francesa (em homenagem ao Ano da França no Brasil), com 29 restaurantes participantes. Na segunda edição, em 2010, Campinas homenageou a Culinária Paulista, e 40 restaurantes aderiram à proposta. Em 2011, a Cozinha Italiana foi homenageada com a participação de 51 estabelecimentos.
Fonte: assessoria de imprensa
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74