Hora do Café

O café no cinema: dicas para o feriado

7 de outubro de 2021

(*) Por Sandra Racy

O feriado se aproxima e para quem não vai viajar e gosta de café e filmes, vamos dar dicas que unem os dois temas. Pensamos em filmes com temáticas que envolvem o café mas também o amor, solidariedade, comportamento, compaixão.

A primeira dica  é o nacional “Café e Canela”, filme brasileiro (baiano) que tem roteiro e atuações envolventes e emocionantes.

Após perder o filho, Margarida (Valdinéia Soriano) vive isolada da sociedade. Ela se separa do marido Paulo e perde o contato com os amigos e parentes. Margarida vê esta situação mudar quando um dia, Violeta (Aline Brunne) bate à sua porta. Trata-se de uma ex-aluna, que assume a missão de devolver um pouco de luz àquela pessoa que havia sido importante para ela na juventude. A ex-aluna faz isso entre uma xícara e outra de café.

O elenco conta com: Valdinéia Soriano, Aline Brune, Babu Santana
Direção: Ary Rosa, Glenda Nicácio
Roteiro: Ary Rosa

A segunda dica é o filme “Café com Amor”. A história acompanha a rotina dos frequentadores de Philly Grounds, um café no Oeste da Filadélfia, durante uma semana. Lá, Claire (Jennifer Love Hewitt) é uma simpática garçonete que dá conselhos sobre amor, vida e carreira para os clientes do lugar. Ao mesmo tempo que encanta seu colega de trabalho, o solitário Todd (Daniel Eric Gold), ela também enfurece um traficante, Glenn (Jamie Kennedy). Mas o, aparentemente, pacífico e belo local também tem um misterioso lado e tudo pode mudar quando uma tragédia acontece. Vale acompanhar o desenlace do enredo e a atuação dos atores.

Roteiro e direção: Marc Erlbaum

Elenco: Jennifer Love Hewitt, Daniel Eric Gold, Jamie Kennedy

A terceira dica é para os que gostam de filmes antigos e atores já consagrados: “Entre dois Amores”. O roteiro e todo enredo  se passa no início do século XX. Karen Blixen (Meryl Streep), rica dinamarquesa, vai morar em uma fazenda de café no Quênia com Bror Blixen-Finecke (Klaus Maria Brandauer), um barão com quem se casa por conveniência. Karen revela-se como administradora da propriedade e sua vida amorosa ganha mais emoção com a chegada de Denys Finch Hatton (Robert Redford), um aventureiro aristocrata inglês. As imagens da fazenda nos mostra formas de colheita e secagem do café, no seu berço, ou seja, a África.

Direção: Sydney Pollack
Roteiro: Kurt Luedtke, David Rayfiel (não creditado) (baseado em obras de Karen Blixen, Judith Thurman, e Errol Trzebinski)
Elenco: Meryl Streep, Robert Redford, Klaus Maria Brandauer, Michael Kitchen, Malick Bowens, Joseph Thiaka, Stephen Kinyanjui, Michael Gough, Suzanna Hamilton, Rachel Kempson, Graham Crowden, Leslie Phillips, Shane Rimmer, Mike Bugara, Job Seda, Mohammed Umar, Donal McCann, Kenneth Mason
Fotos: divulgação dos filmes
(*)Sandra Racy é jornalista e barista
Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74