Tradição e referência como pizzaria em Campinas, reconhecido entre os principais endereços da cidade pela qualidade e variedade de sabores de pizzas, o restaurante e pizzaria Bonelli, localizado no Taquaral, segue a receita oficial a verdadeira massa de pizza italiana e regulamentada pela legislação do país, feita no forno à lenha como manda à tradição.
Por outro lado, a inovação é também marca da casa, que sempre está antenada aos novos nichos e mudanças de comportamento do consumidor.
E diante da crise no setor causada pela pandemia, todo o foco do mercado de alimentação voltou-se para o sistema de delivery, acelerando o hábito de “pedir em casa”, já que os restaurantes foram obrigados a fechar nas fases mais críticas. Foi aí que se percebeu um ‘gap’ para o mercado de pizza, a dificuldade técnica de abranger grandes áreas e entregas em distâncias maiores, o que pode prejudicar a apresentação do produto e exige um número maior de entregadores, e, claro, aumenta o custo envolvido na entrega. A inovação veio para resolver a necessidade de “estar em vários lugares ao mesmo tempo”, e, assim, surgiu o projeto da microfranquia Bonelli.
A proposta também veio para incentivar pequenos empreendedores que estão à procura de uma nova oportunidade, mas não tem o capital inicial para investir em uma pizzaria de modelo tradicional. Foram planejadas unidades estrategicamente localizadas, de forma a cobrir toda a cidade, inclusive os distritos de Sousas, Joaquim Egídio, Barão Geraldo e até bairros mais afastados como a região do Campo Grande, DICs , entre outros.
O estudo também prevê cidades vizinhas, até uma distância de 70 km, que serão alocadas de acordo com o potencial de consumo de cada cidade, mas há interesse até em São Paulo, capital. Já tem unidades da microfranquia operando em Sumaré e em Campinas, e a piloto começou no bairro Jardim Proença, em uma garagem.
Mais sobre a microfranquia
O projeto exige baixo investimento, já que os principais equipamentos (forno e um equipamento para abrir as massas de pizzas) o investidor pode locar, pagando os custos com a própria operação.
Outra vantagem: quando o negócio crescer, não precisa vender um equipamento para comprar outro, basta pedir ao locador a troca por um maior. Vantagens que o modelo de locação permite. Dessa forma, o micro empresário vai necessitar somente de uma geladeira e um freezer para armazenar a matéria-prima, que pode contar inicialmente até com equipamentos domésticos.
A franqueadora vai fornecer tudo já manipulado e embalado a vácuo, porcionado, inclusive a massa pronta. O microfranqueado só tem o trabalho de montar, assar e entregar, o que exige um espaço muito pequeno, na ordem de 10 m², que pode ser uma garagem, uma cozinha grande ou um pequeno salão. Outro ponto importante é a economia com a mão de obra, uma vez que não exige pizzaiolo, forneiro ou outro tipo de profissional especializado, e com apenas 2 ou 3 pessoas já dá para começar o negócio.
O processo prevê uma margem atrativa para o microfranqueado e pouca preocupação operacional. A franqueadora oferece tudo pronto e a pessoa tem que fazer apenas as compras de hortifruti. “De compras, o investidor só precisa dos ingredientes frescos, como cebola, tomate, manjericão, rúcula, todo restante ele recebe pronto”, explica Silvio Bigon, proprietário do Bonelli, que utilizou de toda sua experiência como gestor de restaurantes para implantar a ideia.
O próprio sistema proporciona fluxo de caixa para as compras das mercadorias. Tudo, ajustado a partir da visão de gestão de restaurantes, com a simplificação da operação de compras e estoque, que é um ponto complexo na gestão de um negócio na área gastronômica e que pode desequilibrar a planilha de custos.
O novo projeto de microfranquias da pizzaria tem o objetivo de manter a qualidade do produto para atender um perfil de empreendedor que surgiu no chamado “novo normal”, que precisa recomeçar, mas quer o respaldo de uma marca que já é reconhecida no mercado para evitar riscos.
“Percebemos que muitos restaurantes fecharam e pessoas de outras áreas também foram impactadas pela crise, até nossos amigos e clientes. Pessoas com capacidade de gestão e vontade de trabalhar, que estão com disponibilidade de tempo, garra, porém com baixo poder de investimento. Além de pequenos negócios que faliram durante a pandemia”, contextualiza Silvio Bigon. A proposta é investir pouco para se ter um negócio rodando e faturando em curto prazo, contado com assessoria e conhecimento de quem já está no mercado há muitos anos. O modelo simplifica a gestão de toda cadeia produtiva envolvida no negócio pizzaria.
Outra parceria importante foi feita com o aplicativo iFood, com taxas atrativas e tecnologia com geolocalização, que direciona os pedidos para a unidade mais próxima para que elas não concorram entre si e o produto chegue o mais rápido para o consumidor.
Tudo foi cuidadosamente planejado para facilitar a vida de quem vai começar o novo negócio. “Fomos amarrando todas as pontas complexas e inovando na forma de resolver cada uma delas para dirimir os riscos. Validamos todas as etapas e as mais complexas, que exigem experiência no segmento, são as que entregamos prontas, com o diferencial de contarem ainda com a nossa consultoria, treinamento e know-how no segmento”, explica Bigon.
Bonelli Restaurante e Pizzaria
Local: Av. Barão de Itapura, 2662, Taquaral (ao lado do Liceu) – Campinas. (19) 3243-1133 / (19) 9 9677-8058 (WhatsApp)
Funcionamento: das 11h30 às 15h e das 18h às 23h
Mais informações: bonellirestaurante.com.br / @bonellirestaurante
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74