Por Sandra Racy
O Legado arquitetônico do café é realmente impressionante, digo isso não somente na região de Campinas, que tem belos exemplos de casarões de fazendas que em sua suntuosidade marcaram uma época e também permanecem até hoje, mas talvez o símbolo maior desse avanço econômico esteja em Santos-SP. É o edifício da antiga bolsa de valores do café, que foi inaugurado no dia 7 de setembro de 1922, não por acaso, mas sim para integrar as comemorações do centenário da independência do Brasil.
Localizado no que é chamado de centro histórico de Santos o edifício que abriga também o Museu do café reflete bem o poderio econômico da cultura e seu comércio dos grãos de café mais queridos do mundo. Ladeado de outros prédios ele permanece imponente nas ruas de paralelepípedos e hoje recebe visitantes de todo país. Possui uma cafeteria e lojas com tudo relacionado a café e assim os visitantes se ambientam não somente na História bem como no prazer de degustar uma boa bebida.
Podemos dizer que desde a sua inauguração , o prédio, que levou três anos para ser construído, se tornou um cartão-postal da cidade de Santos. Já a alguns anos, o edifício é referência em espaço de cultura, conhecimento e enriquecimento histórico. Para celebrar os 99 anos desse patrimônio, o Museu do Café – da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo – realizará uma série de atrações gratuitas, entre os dias 4 e 7 de setembro, seguindo os protocolos sanitários de prevenção à covid-19.
Programação:
O primeiro dia de evento (4) será repleto de programações, incluindo uma edição especial da feira Villarejo Art, realizada em parceria com o projeto Feito em Santos, do Departamento de Economia Criativa da Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (SEECTUR) de Santos.
A ação, que visa destacar o artesanato criativo e regional, acontecerá no boulervard da Rua XV de Novembro e na Rua Frei Gaspar, lateral ao prédio do Museu, das 11h às 19h. Na mesma data, a música integrará a agenda com a performance do duo Kika Willcox e Theo Cancello, às 13h, trazendo reportório de MPB, Jazz e Bossa Nova, na varanda do edifício. Já às 16h, o destaque ficará por conta da orquestra de violas “Amigos Violeiros”, que vem da cidade de São Carlos para encantar quem estiver aproveitando o evento.
O cronograma de ações segue, com duas atrações educativas. No domingo (5), será promovida a visita temática sobre o edifício da antiga Bolsa Oficial de Café, às 10h, focada na história da construção. A criançada terá uma atividade especial, podendo acompanhar histórias, que aborda personagens e lendas do café, na segunda-feira (6), também às 10h. Os interessados deverão fazer a inscrição por meio deste link (bit.ly/Inscricao99AnosBolsa).
Para quem quiser unir praia a cultura é uma boa opção para o feriado ir até Santos e se deixar levar pela cultura do café.
Para encerrar as comemorações, em 7 de setembro, o MC concederá entrada gratuita para visitação nos espaços expositivos, que reúnem o Salão do Pregão, com obras de Benedicto Calixto, a exposição de longa duração e as mostras temporárias “Mundo em rede: telecomunicações e o café” e “O Feminino no Café, 1870-1930”. Complementando o último dia de programações, o barista da casa realizará uma degustação de bebidas especiais, às 14h, e o quarteto de cordas “Martins Fontes”, da Prefeitura Municipal de Santos, oferecerá um espetáculo musical, às 16h, no Salão do Pregão.
As celebrações têm o apoio da Prefeitura Municipal de Santos e do projeto Feito em Santos.
Fotos: Assessoria de Comunicação
@museudocafe.org.br
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74