Cultura

Combo Anelo, novo grupo musical do Instituto, estreia com a gravação da música “Alvorada”, de Cartola

13 de agosto de 2021

Neste sábado, dia 14 de agosto, às 17h, será lançado simultaneamente no canal do YouTube, Facebook e Instagram, o primeiro vídeo do Combo Anelo, novo grupo musical do Instituto Anelo, uma associação sem fins lucrativos que oferece aulas gratuitas de música no distrito do Campo Grande, em Campinas.

Para marcar a estreia da banda, formada por alunos da instituição sob o comando do saxofonista Vinicius Corilow, a música escolhida foi o samba “Alvorada”, de autoria de Cartola (1908-1980).

O Combo Anelo faz parte do projeto “Prática de Banda”, que incentiva o fazer música em grupo e que este ano está dividido por temas. No caso do Combo, a temática é gafieira.

“Neste primeiro momento, o foco é o samba, mas trabalhamos com a possibilidade de expandir o repertório”, diz Corilow. Por expandir o repertório, entenda-se tocar outros gêneros que a gafieira abarca, como bolero, baião e samba-rock.

Segundo o coordenador pedagógico do Instituto, Guilherme Ribeiro, a nova formação nasceu de uma sugestão de Luccas Soares, fundador da Anelo, para quem a instituição deveria ter um grupo integrado pelos melhores alunos e que mostrasse todos os instrumentos oferecidos nos cursos.

Depois de muita conversa e desenvolvimento, chegou-se à conclusão de que o combo seria o formato ideal. Isso porque, diz o coordenador pedagógico, nem todo instrumento ensinado no Anelo cabe num contexto maior – é o caso, por exemplo, da escaleta e da flauta doce, mais voltados para a educação musical básica.

Na definição de Guilherme, o combo é como uma orquestra de jazz em miniatura. “Não tem uma formação fixa. Mas tem uma seção rítmica, com piano, bateria, baixo e guitarra, e um naipe de sopros, com dois saxofones, dois trompetes e um trombone”. Segundo ele, reúne entre 10 e 12 pessoas. “A ideia também é que, a médio e a longo prazo, a gente tenha grupos de alunos que possam representar o Anelo em apresentações e eventos, o que é feito hoje pelos grupos artísticos formados por professores”, complementa.

Apesar de o trabalho ainda estar no início, Vinicius Corilow conta que os alunos estão muito animados. “Eles perceberam o quanto isso é importante para o Instituto Anelo, além de ser uma forma de incentivar outros alunos a quererem fazer parte. Tem sido bem interessante”, diz ele, que também está muito animado ao encarar esse novo desafio dentro do Anelo. Vinicius integra a Orquestra Anelo, o grupo Anelo 6teto e, até 2020, atuava na coordenação do Instituto.

Participaram da gravação de “Alvorada” os alunos: Jorge Luis dos Reis (voz), Adilson Evangelista da Cruz (trompete), Nicolas Vinicius Rosa da Silva (flauta), Lucas Dantas Avelar (acordeon), Igor Dias Modesto (violino), Christian Matheus Gomes Toledo (piano), Josué Ferreira Ferraz (guitarra), Cleverton Toledo Gomes (guitarra), Izaias Oliveira Camilo (baixo), Kevin Brian Gomes Toledo (bateria) e Airton Francisco (percussão), além do próprio Vinicius no saxofone. O Combo Anelo ainda conta com mais três alunos que não participaram desse vídeo – Gustavo Moreira Rodrigues da Cruz, Josué Alves e Melissa Fabrício de Souza.

O professor revela que a próxima gravação do Combo Anelo será de uma música muito emblemática para o gênero. Trata-se de “Estatutos da Gafieira”, composição de Billy Blanco (1924-2011) que foi gravada por Elza Soares e cuja letra realmente versa sobre as regras da gafieira, nome que surgiu no início do século 20 para definir espaços onde se realizavam bailes populares.

Mais sobre o Instituto Anelo

Fundado em 2000, o Instituto Anelo é um projeto intergeracional que já atendeu, ao longo de 21 anos de atividades, mais de 5 mil alunos em seus projetos. Alguns deles tornaram-se músicos profissionais e professores, inclusive lecionando na própria instituição.

Atualmente, o Anelo trabalha com os seguintes projetos: Brincando com os Sons (de musicalização infantil), Instrumentos e Canto (ensino de instrumentos de cordas, teclas, sopros e percussão, além de canto coral), Prática de Banda (música em grupo) e Sanfônica (aulas de acordeon). Também possui a própria big band, a Orquestra Anelo.

O projeto Instituto Anelo: Música e Cidadania – Plano Anual 2021 tem como patrocinadora master a CPFL Energia, por meio de parceria com o Instituto CPFL, e também conta com patrocínio da Unimed Campinas, Amphenol e Stoller, via Lei Federal de Incentivo à Cultura e Programa de Ação Cultural – ProAC/ICMS. O Instituto Anelo também conta com o apoio da Associação Beneficente Maria e Tsu Hung Sieh e do Instituto Robert Bosch.

Fonte: assessoria de imprensa

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74