Foto: Bar do Carioca – Bolinho da Terra. Crédito: Dreison Medeiros
Após ser adiado quatro vezes em virtude da pandemia, o Comida di Buteco Campinas volta a ser realizado em 2021. O concurso começa nesta sexta-feira, dia 30 de julho, e segue até 22 de agosto na cidade, em sua 11ª edição, sendo a 21ª no Brasil. Por conta do novo cenário, o evento terá algumas mudanças, com o foco no sistema delivery e em formato híbrido pela primeira vez em sua história, além da possibilidade de reserva de mesa para consumo no local, e o movimento “Salve os Butecos”.
Em Campinas, o concurso terá a participação de 33 bares. São eles: Bar da Árvore, Bar da Figueira, Bar de Vidro, Bar do André, Bar do Braz, Bar do Cação, Bar do Carioca, Bar do Fumagally, Bar do Léo (Jaguariúna), Bar do Rafa, Bar do Saulo, Bar do Soares, Bar Lumen Christ, Bar Preste Atenção, Bar Santa Genebra, Bar Seo Cuba, Boteco do Pezão, Boteco Gourmet Gela Guela, Boteco Nha Barbina, Botequim da Estação (Jaguariúna), Botequim da Zepha, Casa Du e Du, Cultura de Bar, Edu Pizza Bar, Eskina Bar, Estação Barão, Estação Campineira, Kom Sabor, Quintal Dona Flor, Quiosque da Horta, Rei do Joelho, Seo Bartô Petiscaria e Stout Café Cultura e Bar.
Confira todos os participantes e petiscos.
Nesta edição, os consumidores poderão provar os petiscos através do delivery (é preciso verificar os bares que terão esta modalidade) ou retirando diretamente nos locais, no formato “para levar”. Para isso, serão divulgados os telefones dos participantes no site do Comida di Buteco para que o público possa pedir o petisco, seja por telefone ou mensagem de WhatsApp.
De acordo com a coordenação do Comida di Buteco, estão sendo feitos vários esforços no sentido de poder realizar o concurso de forma híbrida, isto é, o consumidor poderá pedir o petisco participante via delivery/para levar ou, se sentindo seguro seja por vacinação concluída ou pelas medidas de proteção individual e também de cada bar, participar presencialmente. Assim, foi viabilizada uma parceria com a Tagme – plataforma que permite o agendamento de mesas e a digitalização dos cardápios – para que os visitantes possam planejar com segurança sua ida ao ‘buteco’. Esta ferramenta está acessível através do site www.comidadibuteco.com.br localizando o bar que quer visitar em cada cidade e clicando no botão Tagme. Desta maneira, naquele horário a mesa reservada estará disponível de acordo com os critérios estabelecidos nas reservas.
Lembrando que os bares participantes do concurso estão sujeitos às regras de funcionamento do setor determinada pelos governos municipais em cada cidade onde o concurso é realizado. “Temos orientado os participantes a cumprir rigorosamente as regras definidas e limitar o atendimento à capacidade permitida no estabelecimento e estamos continuamente checando e reforçando esse cumprimento”, afirma a coordenadora do Comida di Buteco em São Paulo e interior, Marina Chimenti.
Foto: Bar da Figueira – Bochecha de Mel. Crédito: Dreison Medeiros
O tema desta edição é “Raízes”, tanto no sentido intrínseco das receitas como também da origem, princípio, cerne. São muitas opções de fácil acessibilidade e infinitas possibilidades de combinações. Batata, mandioquinha, beterraba, cenoura, são apenas alguns exemplos que aguçaram a criatividade dos cozinheiros e que vão despertar a curiosidade do público. E, continuando a tradição de oferecer petiscos a um preço justo e que permita experimentar as criações dos botecos, os petiscos 2021 terão um preço fixo de R$ 27,00.
“Gostaríamos de expressar nosso mais profundo respeito às famílias de todos os ‘butecos’ e suas equipes que foram atingidos pela Covid-19, por suas perdas e por todas as consequências que a pandemia trouxe às suas vidas e negócios. Da mesma forma, nossa reverência às perdas do público fã e frequentador do nosso concurso, nossos parceiros e um agradecimento especial aos nossos patrocinadores, que seguem acreditando na nossa corrente do bem e continuam conosco neste momento tão difícil”, ressalta a coordenadora.
Mais sobre o concurso
Foto: Bar do Braz – Porketa dos Andes. Crédito: Dreison Medeiros
A eleição do melhor boteco da cidade terá votos do público e do corpo de jurados, que conta com gastrônomos, jornalistas e botequeiros de carteirinha. O público e júri deverão avaliar o tira-gosto, a qualidade do atendimento, a higiene do local e, claro, a temperatura das bebidas servidas. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%. A auditoria dos votos é feita por um instituto de pesquisa. Os votos ocorrerão apenas presencialmente.
O ano de 2021 marca a quinta edição do concurso nacional que premiará o melhor ‘buteco’ do Brasil, em que os vencedores de cada cidade disputam entre si, com votos apenas de jurados. Cada bar recebe um jurado da cidade e dois de outras cidades. O resultado do concurso nacional será divulgado em outubro de 2021.
Movimento “Salve os Butecos”
Com a missão “Transformar vidas através da cozinha de raiz – buteco extensão de sua casa”, o organização ressalta que traz para este ano o propósito de preservar e recuperar os pequenos negócios familiares, uma vez que o segmento de bares e restaurantes está entre os que mais sofreram com a pandemia, pois foram um dos primeiros a terem medidas restritivas de funcionamento e que se farão necessárias ainda por um bom tempo. Ainda de acordo com a organização, 30% dos bares participantes do concurso em todo o Brasil tiveram suas portas fechadas. Muitos de forma irreversível.
O objetivo é ajudar a gerar fluxo de caixa para os bares de forma que eles possam se reerguer. Além da participação no concurso, que pode ser por meio de pedidos via delivery, uma vez que as medidas de segurança sanitária ainda precisam ser adotadas, também será possível fazer doações em espécie. No caso de empresas que atendem o segmento, também podem fazer a doação de produtos, além de espaços na mídia para divulgação da campanha.
A meta da organização é arrecadar, no Brasil, R$ 3 milhões entre julho e agosto e dividir igualmente entre os bares participantes do concurso. O acompanhamento das doações será através do “butecômetro” no site do evento (veja abaixo conta para doações).
O evento também fez uma parceria com a maior loja virtual de camisetas do Brasil: Chico Rei. A marca desenvolverá e comercializará três modelos de camisetas inspiradas pelo Comida di Buteco e 10% do valor da camiseta será destinado ao movimento “Salve os Butecos”. A linha estará disponível na loja chicorei.com a partir de 1º de agosto.
Conta para doações:
Banco Santander 033 – Agência: 1595 / Conta número: 130023050
Comida di Buteco Produções Gastronômicas LTDA – CNPJ: 06.204.569/0001-55
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74