Mais Notícias

Estado de SP flexibiliza funcionamento das atividades e a partir de 17 de agosto não haverá restrições de horário e capacidade

28 de julho de 2021

Atualizado em 2 de agosto

A partir de domingo, 1º de agosto, as atividades econômicas no estado de São Paulo terão o horário de funcionamento ampliado das 23h para até meia-noite, e a ocupação dos estabelecimentos aumenta de 60% para 80%. Além disso, não haverá mais o toque de recolher na madrugada. O anúncio foi feito pelo governador João Doria nesta quarta-feira, dia 28 de julho.

Também foi anunciada a antecipação da vacinação de adultos maiores de 18 anos até dia 16 de agosto e, com a medida, a partir do dia 17 de agosto não haverá mais limitação de ocupação ou horários das atividades econômicas, mas continua a obrigatoriedade de evitar aglomerações e a adoção de todos os protocolos sanitários: uso obrigatório de máscara, distanciamento social (1 metro), evitar aglomerações de qualquer natureza, fazer o uso do álcool em gel e higienização das mãos.

Eventos que geram aglomerações _como casas noturnas, shows de médio e grande porte, competições esportivas com público, etc,_ continuam proibidos, com possibilidade de reabertura condicionada aos resultados de eventos modelo sob supervisão das autoridades de saúde e averiguação pelo Centro de Contingência do coronavírus.

De acordo com Doria, a flexibilização ocorre em virtude da queda substancial dos índices da pandemia no estado, e que, passo a passo, de forma segura, as atividades são retomadas, mas reforçou a necessidade das medidas sanitárias que devem continuar sendo adotadas.

Será mantida a força-tarefa dos eventos modelos que já estavam previstos, de acordo com Patricia Ellen, secretária de desenvolvimento econômico do estado.

Na retomada segura, as regras gerais e setoriais de segurança sanitária continuarão as mesmas da fase de transição e válidas para os 645 municípios. As prefeituras vão manter autonomia para determinar rigidez de restrições se as circunstâncias locais da pandemia e capacidade hospitalar tiverem piora.

Após o anúncio do governo de São Paulo, a Prefeitura de Campinas informou que vai seguir as medidas adotadas pelo estado, e também mantém a operação “Aglomeração Zero”.

Números

Na semana passada em relação à anterior, houve uma queda de 20,6% de casos, 18,3% nas internações e 9,6% em óbitos no estado de São Paulo. A taxa estadual de ocupação de leitos de UTI Covid-19 está em 54% e, na Grande São Paulo, o índice é ainda mais baixo e está em 49,64%.

O governo do estado informou que continuará monitorando a pandemia.

A vacinação hoje está em 76,1% da população adulta com a 1ª dose e 27,5% com esquema vacinal completo.

Veja como fica o funcionamento das atividades de 1º a 16/08:

Foto: site do governo do estado de SP/arquivo

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74