Atualizado em 8 de julho
Após o anúncio do governo do estado que decidiu flexibilizar as atividades econômicas na fase de transição do Plano São Paulo, a Prefeitura de Campinas informou que mantém as medidas na cidade, com ampliação do horário e capacidade de funcionamento do comércio e serviços não essenciais a partir desta sexta-feira, feriado de 9 de julho. O horário de fechamento passa para 23h (era até 21h) e a capacidade de ocupação dos estabelecimentos aumenta de 40% para 60%.
Ainda segundo a Prefeitura, a medida inclui todos os setores da economia, como restaurantes, comércio, shoppings, salões de beleza, academias e serviços de um modo geral. O toque de recolher passa a vigorar das 23h às 5h.
O decreto foi publicado na edição desta quinta-feira, 8 de julho, no Diário Oficial do Município.
A assessoria de imprensa da Prefeitura informou que a decisão foi tomada pelo prefeito Dário Saadi após avaliação da situação epidemiológica feita pela secretaria Municipal de Saúde e pelo Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) e do avanço da vacinação na cidade. Mais de 55% da população adulta já foi vacinada com a primeira dose.
Na coletiva do estado, o coordenador executivo do Centro de Contingência Covid-19, João Gabbardo, disse que a recomendação era para que as cidades que ainda estão com mais de 80% de ocupação dos leitos de UTI que avaliassem a necessidade de manutenção das medidas restritivas de horários de funcionamento e ocupação. Campinas estava com mais de 90% das UTIs ocupadas nas últimas semanas, mas o índice teve uma leve redução esta semana, e nesta quinta-feira (8) está com uma taxa de 87,56% de ocupação de terapia intensiva Covid.
Apesar de manter as medidas do estado, o prefeito Dário Saadi reforçou que é preciso continuar com os cuidados, como o uso de máscara, o distanciamento e a higiene das mãos.
Ele informou ainda que a operação “Aglomeração Zero” continuará a ser realizada pela Guarda Municipal nos fins de semana.
Fonte: com informações da secretaria de Comunicação da Prefeitura de Campinas
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74