Gastronomia

Restaurante Lavash apresenta a Campinas a tradicional culinária armênia

5 de julho de 2021

Conhece a culinária armênia? Se não, o restaurante Lavash traz a Campinas esta deliciosa experiência.

Com duas unidades já instaladas na cidade desde o final de 2020, nos shoppings Galleria e Parque D. Pedro, as primeiras do Brasil, o Lavash é a primeira rede de restaurantes especializada em comida armênia do país. Diferente da comida árabe, com seus condimentos e temperos mais intensos, o sabor da culinária armênia está no uso de ervas aromáticas, assim como frutas, vegetais e nozes.

Seguindo o estilo casual dining, a casa se destaca por uma gastronomia autêntica e criativa, e busca incorporar toda a diversidade de sabores do Oriente Médio e dos países do Mediterrâneo, principais influências dessa culinária milenar.

Após fechamento temporário em 2021 em virtude da pandemia, as duas casas em Campinas reabriram há cerca de um mês.

Mais sobre o restaurante

O Lavash é parte do portfólio de restaurantes da Cia. Gastronômica, primeiro fundo de investimento voltado exclusivamente à gastronomia. Em breve, abre as portas também no Frei Caneca, em São Paulo, no Boulevard Shopping Brasília, no Distrito Federal, e no Rio Design Barra, Rio de Janeiro.

O cardápio é assinado por Simon Gbrail Kazanjian, jovem chef de Aleppo, na Síria, que comanda desde a criação das receitas até a escolha minuciosa dos ingredientes e a apresentação dos pratos. Com um serviço e ambiente impecáveis, o Lavash quer oferecer uma experiência única ao universo vibrante e saboroso da gastronomia armênia.

E neste período de inverno, duas dicas de receitas perfeitas para a temporada: o Kashlama e o Mante. Os pratos compõem o variado menu de comidas típicas do restaurante.

O Kashlama (pronuncia-se Kashlamá) é inspirado em uma receita tradicional da família de Gbrail, que chegou ao Brasil depois de trabalhar em diferentes restaurantes da região, como a Armênia e a Ucrânia. O prato, que serve até duas pessoas, é uma costela de cordeiro cozida na cerveja e acompanhada por legumes. Já o Mante, é uma massa caseira assada no forno e recheada com carne moída, servida com caldo de tomate, coalhada fresca e sumak – especiaria que dá um sabor cítrico à receita.

Entre outras opções quentes estão os Khorovadz, grelhados de cordeiro, filé-mignon e porco, as dolmas (charutos de folhas de uva ou repolho), kaftas, e o Rhapama (foto à dir.), tradicional arroz armênio cozido na abóbora com frutas secas, nozes, mel e temperos especiais.

Os combos para duas pessoas também são ótimas sugestões, e podem servir até três pessoas, dependendo da fome! São cinco opções e o carro chefe é o Combo Lavash, composto por Babaganush, Salada Fatouch (uma das estrelas do cardápio preparada com folhas verdes, agrião, pepino, rabanete, pimentão, tomate e pão lavash frito e o segredo do sucesso: molho de romã e o sumak, tempero cítrico armênio), 4 kibes fritos, 2 Esfihas de muçarela com sujukb (linguiça tradicional da armênia especial feita na casa), Lahmajon (esfiha aberta), Arroz Cherie (com cabelinho de anjo), e o Kashlama.

E não podemos esquecer do Lavash, o nome dado a um pão tradicional da culinária armênia, fino e plano, preparado em um forno de barro chamado tonir. Para ser produzido, necessita da ajuda de várias pessoas em um movimento conjunto e coordenado – processo que ao longo dos anos acabou simbolizando entre o povo armênio a construção de laços familiares e sociais. É tão importante que, em 2014, o alimento foi considerado um Patrimônio Cultural Imaterial pela UNESCO. Para os armênios, uma mesa sem pão lavash não está completa. É um alimento cheio de significados, entre eles a prosperidade.

Serviço:

Lavash – Comida Armênia
Galleria Shopping (piso térreo) – funcionamento: das 11h às 21h
Parque D. Pedro Shopping (Alameda) – funcionamento: das 12h às 21h
Mais informações: www.lavash.com.br / Instagram: @lavash.gastronomia

Compartilhe
Galeria de imagens

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74