A operação “Aglomeração Zero” da Guarda Municipal de Campinas dispersou 3.567 pessoas entre a noite de sexta-feira, 2 de julho, até a manhã desta segunda, 5, em situações que se caracterizavam como aglomerações. As ocorrências foram registradas em vários bairros da cidade, como Vila Padre Anchieta, Jardim Santa Cândida, Residencial Gênesis e Chácara São Judas.
A Prefeitura informou que a fiscalização flagrou jovens reunidos em vias públicas, na frente de bares, lanchonetes e em praças. Ainda de acordo com a Prefeitura, os agentes de segurança agiram rapidamente na operação educativa, explicando sobre as medidas sanitárias para a contenção da disseminação do coronavírus.
A “Aglomeração Zero” é uma ação realizada no período em que vigora o toque de recolher na cidade, entre 21h e 5h, e tem como objetivo tanto coibir quanto dispersar agrupamento de pessoas para minimizar a transmissão do coronavírus no município.
A corporação intensifica o patrulhamento em locais mapeados a partir de dados estatísticos de onde são registrados maior número de denúncias recebidas pelo 156 e 153 e também nos bairros com mais casos de transmissão da Covid-19.
Rave
Na manhã de domingo, a Guarda Municipal conduziu para a 2ª Delegacia Seccional 13 frequentadores de uma festa rave que estava sendo realizada na Vila Olímpia. Onze pessoas foram autuadas por descumprimento de medida sanitária e por aglomeração. Os participantes da rave foram qualificados pela autoridade policial e liberados.
Os guardas municipais chegaram ao local do evento por volta de 8h40 da manhã, após uma denúncia, e a festa já tinha terminado. Estima-se que entre 200 e 300 pessoas passaram pelo local. Foram encontrados copos plásticos, garrafas, latas e material do evento, como pulseiras de acesso e material para som. Além disso, os guardas também encontraram 38 munições, possivelmente de um revólver calibre 38.
O equipamento de som e a munição foram também encaminhados para a autoridade policial.
Fiscalizações
As equipes de fiscalização da Prefeitura vistoriaram, neste fim de semana, 452 estabelecimentos. Destes, 43 foram fechados e 4 lacrados.
A fiscalização envolve servidores das secretarias de Saúde (por meio da Coordenadoria de Vigilância Sanitária), Planejamento e Urbanismo, Setec e Procon.
Fonte: secretaria de Comunicação da Prefeitura de Campinas
Foto: Carlos Bassan/Prefeitura de Campinas (arquivo)
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74