Eu Por Aí

Alentejo é destino para descansar corpo e alma

por Eduardo Gregori
Publicado em 29 de junho de 2021

Após meses de pandemia e isolamento, as pessoas estão mais atentas ao seu bem-estar. A busca por um estilo de vida saudável, tanto para a saúde física quanto mental, ganhou destaque e se expandiu também para as viagens, que hoje estão mais ligadas a destinos que oferecem condições para os viajantes encontrarem relaxamento e equilíbrio.

O Alentejo vem se transformando em um destino de wellness em Portugal. Mística e descontraída, a maior região do país oferece atividades e experiências para quem busca manter a saúde do corpo e da mente. Veja algumas razões pelas quais o Alentejo deve ser o seu próximo retiro de bem-estar:

Atividades ao ar livre o ano inteiro
O clima do Alentejo permite que o visitante desfrute a maior parte do seu tempo em atividades ao ar livre. Para quem gosta de caminhar, existem infinitos quilômetros de trilhas para explorar, que vão de montanhas e cachoeiras a penhascos à beira-mar e planícies. No Norte do Alentejo, suba os cumes da serra de São Mamede, que leva ao Monumento Natural das Portas de Rodão, onde duas grandes colinas se erguem sobre a paisagem com vista para o rio Tejo.

Tratamentos de spas e retiros fitness
Os tratamentos de spa e relaxamento também acontecem o ano todo, com ervas e vinhos locais, retiros de fitness, programas de controle do estresse, saúde e antienvelhecimento e muito mais. São muitos os spas no Alentejo, como o Diana Spa, do hotel de luxo Convento do Espinheiro, em Évora, que possui diversos tratamentos inspirados em diferentes culturas de várias partes do mundo.

Outros spas do destino são: Monte do Giestal, em Santiago do Cacém; SPA Aqueduto, em Évora; SPA da Herdade da Malhadinha Nova e Centro de Wellness do Vila Galé Clube de Campo, em Albernoa; Marmòris Hotel & Spa, em Vila Viçosa; e o Torre de Palma Wine Hotel, em Monforte.

Cozinha saudável
Refeições frescas e nutritivas feitas com ingredientes cultivados localmente e servidas com vinhos locais também são uma forma de cuidar do bem-estar. Do peixe fresco e marisco da costa ao porco e borrego criados localmente, a comida alentejana tem tudo a ver com o conceito wellness.

No Alentejo, a carne e o peixe são 100% locais e condimentados com muito coentro. Na verdade, o coentro está no coração da gastronomia alentejana e pode trazer uma série de benefícios para a saúde, já que possui propriedades detox e é rico em vitaminas. Além disso, é muito utilizado como erva medicinal e em remédios caseiros para resfriados e febres, por exemplo.

Observação de pássaros
O céu do Alentejo é uma maravilha natural. Durante o dia, o céu azul é claro, ensolarado e colorido por milhares de pássaros. Nas reservas naturais como o Estuário do Sado, a Costa Sudoeste e Vicentina, o Vale do Guadiana ou o Vale da Serra de São Mamede, é possível encontrar espécies raras como a águia ibérica ou o peneireiro-marinho. No litoral, há também uma variedade de aves marinhas.

 

Leia outros textos de viagem e turismo


Contato: [email protected]
   

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74