Hora do Café

Projeto “Delas” une café e solidariedade

18 de junho de 2021

(*) Por Sandra Racy

Que o café une famílias, pessoas, através do cultivar, tradições e culturas, já falamos por aqui, e agora é hora de incluir neste contexto a solidariedade.  Na cidade de São Paulo existe há cerca três anos um projeto chamado “Delas”, que, através da venda do café, ajuda mulheres em situação de vulnerabilidade.

A iniciativa partiu da Karla Lima, profissional da área do café que sentiu que poderia ajudar de alguma forma usando aquilo que faz no dia a dia, que é trabalhar com café, principalmente na torra.“Até pouco tempo atrás era eu sozinha, e hoje temos duas produtoras que fornecem cafés, eu torro, e temos dois parceiros de venda”, explica. “Hoje o esforço acontece para que mais produtores se aliem ao projeto e assim possam atender mais pessoas”, explica Karla, que destina margem do lucro para doação.

“A ideia é que no segundo semestre sejam escolhidas associações para que os produtos sejam revertidos pelo menos uma vez por mês, mas para isso será necessários mais produtores participarem”, ressalta Karla. Lembrando que o produtor não precisa doar, só negociar uma margem de lucro para que o “Delas” possa vender.

Segundo Karla, as colaborações sempre foram destinadas a necessidades pontuais das pessoas. “Era a minha forma de ajudar, e com a pandemia pensei que poderia ser algo maior e ajudar mais pessoas. Ao todo, os valores são direcionados para compra de medicamento para tratamento de câncer, compra de cestas básicas, compra de passagem para uma mãe e filho que estavam em risco de morte, compra de oxigênio para crise em Manaus já na pandemia”, comenta.

Karla explica que as pessoas necessitadas chegam até ela sempre através de alguém que conhece o projeto. “Hoje chamo de projeto porque está tomando formato, mas era apenas meu jeito de vender e doar a lucratividade, então as doações foram diretas, não teve nenhuma instituição envolvida”, diz.

O “Delas” também abraçou outra causa, que é o de ajudar a esportista Brenda Pereira, jovem cafeicultora que é atleta de tiro esportivo, a ir para as Olimpíadas de Tóquio, já que ela depende de recursos próprios para isso. Brenda é uma atleta premiada mas necessita de ajuda, pois não tem patrocínio para seu desenvolvimento e competições.

Para tanto, foi lançadas uma vaquinha on-line para contribuir com a atleta e também para arrecadar recursos para o projeto. Interessados podem acessar o link.

Foto: Karla Lima/acervo pessoal

Para quem quiser ajudar e conhecer melhor o projeto “Delas” é só acessar o site karlalimacafe.com ou @karlalima.café.

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74