Por Vitória Silva
Nada melhor do que aproveitar uma data especial ou até mesmo um fim de semana comum para curtir um passeio a dois, não é mesmo?
Em clima de Dia dos Namorados, comemorado em 12 de junho, o Campinas.com.br reuniu algumas sugestões de lugares que valem até como sugestões de presentes, mas que podem ser aproveitados em qualquer período do ano.
E tem passeios para variados estilos e preferências, em cidades na região de Campinas e em outras um pouco mais afastadas, mas que é possível fazer um ‘bate-volta’ no fim de semana.
Dá uma olhadinha nas dicas e programe-se! Lembrando que é sempre recomendado entrar em contato com os locais antes para verificar a necessidade de agendamentos, reservas, valores, entre outras informações, para não perder a viagem!
Bloemen Park
Um cenário idílico em meio às flores. Holambra, a tradicional e charmosa colônia holandesa que fica bem pertinho de Campinas, é mais conhecida pela Expoflora, a maior festa das flores e plantas da América Latina.
Mas a cidade também possui vários atrativos charmosos para um passeio e com opções que dão aquele clima de romance. É o caso do Bloemen Park, um parque de flores com mais de 20 mil m² de área aberta ao público, muito utilizado para ensaios fotográficos de casamentos, por exemplo.
O espaço possui campos abertos de flores, como rosas, girassóis e trigo (em épocas sazonais), estufas de cultivo protegido com gérberas, limoniun e com mais de 30 variedades de rosas, entre outras plantas ornamentais.
Por conta da pandemia, o parque está seguindo todos os protocolos de segurança contra a Covid, com uso de máscara e álcool gel, mesmo sendo um lugar aberto.
Serviço:
Local: Sítio Laguna – Estrada Municipal HBR-155 S/N, Bairro Alegre, Holambra – SP. (19) 98174- 1046
Horários: Aberto todos os dias, das 9h às 17h30. Há estacionamento, lanchonete e sanitários
Ingressos e venda on-line: plataforma VZIT. Acesse o link
Vinícola Terrassos
Para quem adora aquele clima de montanha acompanhado de vinho, a Vinícola Terrassos, localizada em Amparo, na Serra da Mantiqueira, está a 870 metros de altitude e, portanto, tem uma vista incrível.
É possível fazer visitação aos vinhedos e jardins do espaço, degustar os vinhos e fazer piquenique. O local conta com infraestrutura de restaurante para o piquenique, em que são servidas massas, queijos e pizzas, além dos vinhos do local.
No local há a opção da entrega da cesta de piquenique para consumir no jardim, que é uma área aberta que permite o distanciamento social.
Serviço:
Local: Vinícola Terrassos. Rod. Amparo Itapira SP 352 – km 137, s/n, Alferes Rodrigues – Amparo. (19) 99974-4094
Horários: sextas, das 11h às 17h; aos sábados e domingos, das 11h às 19h
Entrada: veja valores atualizados diretamente no local
Todo o Circuito das Águas Paulista, composto por nove cidades, Águas de Lindóia, Amparo, Holambra, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro, possui atrativos que valem um passeio.
Um lugar charmoso que inspira bons momentos a dois é a bucólica Monte Alegre do Sul. Localizada no Vale do Rio Camanducaia, em área de proteção ambiental, é uma estação de águas que preserva o cenário do interior. É conhecida pela prática do turismo termal, religioso e rural, com vários atrativos.
Por sua natureza exuberante desenhada entre montanhas, o clima ameno das águas com propriedades terapêuticas e o charme das construções coloniais do século XIX, cuidadosamente preservadas, a tornam o destino diferencial entre os outros municípios do Circuito.
Confira os pontos turísticos e atrações da cidade.
Serviço:
Local: Monte Alegre do Sul. Via Rodovia Governador Dr. Adhemar Pereira de Barros (Campinas – Mogi) e Rod. João Beira
Mais informações: www.circuitodasaguaspaulista.sp.gov.br
Alto da Serra
Com mais de 1.300 metros acima do nível do mar, uma região com relevo predominante de montanhas e com lindas paisagens, o Alto da Serra atrai muitas pessoas para apreciar o pôr do sol, e possui uma área aconchegante com bancos e um lounge. Possui contêineres de alimentação e bebidas, isso tudo para deixar o espaço atrativo e confortável, mas é possível só ir até o local, levar um vinho, sentar na grama e apreciar a paisagem, bem em clima de romance. Lá de cima, é possível avistar mais de 10 cidades da redondeza e curtir um visual belíssimo.
O local ainda favorece os esportes radicais. Além de ser um dos principais cartões postais de Serra Negra, é muito comum o salto de asa delta e parapente na área.
Serviço:
Local: Acesso pela rua 14 de julho, Alto da Serra – Serra Negra
Entrada gratuita
Pedra Bela Vista
A Pedra Bela Vista também é um lugar para o casal que gosta de aventura e também para quem curte observar aquele pôr do sol incrível no fim da tarde. Ao chegar ao mirante, é possível admirar a imensidão do vale, as montanhas da Serra da Mantiqueira e a cidade de Socorro, que ainda possui uma série de atividades radicais.
O lugar ainda conta com as cabanas de Soft Camping para estadia, composto por cabanas rústicas de alvenaria que comporta duas pessoas.
Entre as atividades de aventura do local estão o rapel, que tem 98 metros de adrenalina e com a vista maravilhosa da Pedra Bela Vista, e o de 15 metros. O Trekking das Grutas é uma caminhada de aventura com um trajeto de aproximadamente 2h, incluindo quatro pequenas grutas secas e um mini-rapel guiado com 10 metros. Arco e Flecha é uma área de arquearia destinada para as pessoas que gostam de aproveitar atividades de recreação.
O Rock View é para quem quer usufruir a vista mais de perto e admirar tudo a 100 metros de altura. Com um equipamento de segurança, é possível caminhar até a falésia da rocha e sentir a emoção de estar mais próximo dos campos avistados, isso tudo acompanhado de instrutor.
E há ainda a possibilidade de combo. O espaço conta com um restaurante à la carte, que oferece pizzas e linguiças saborizadas ao final da tarde e dois bares com comidas e bebidas. É necessário o agendamento com pelo menos três dias de antecedência.
Serviço:
Local: Pedra Bela Vista. Estrada Municipal dos Cubas, s/n, Dos Cubas, Socorro. (19) 99175-7600
Horário: todos os dias, das 10h às 19h
Confira valores atualizados diretamente no local
Jardim Botânico Plantarum
Para quem gosta do universo das plantas e procura um lugar ao ar livre para passear em um fim de semana, olha essa dica!
Projetado em 1990 a partir da iniciativa do engenheiro agrônomo e botânico brasileiro Harri Lorenzi, o Jardim Botânico Plantarum, que fica na área urbana de Nova Odessa, é um centro de referência em pesquisa e conservação da flora brasileira, além de oferecer um belíssimo cenário. No momento, o acervo botânico vivo conta com mais de 4000 espécies de vegetais, caracterizando os principais grupos botânicos da flora nativa do Brasil, identificadas e cultivadas entre 17 jardins temáticos, com canteiros floríferos, lagos, bosques com sombra e painéis interpretativos.
No local há ainda um quiosque em estilo rústico, com uma passarela vegetada e um lugar arborizado de cerca de 40m e rodeado por canteiros cheios de flores e gramados planos, muito bom para passeio. O local conta ainda com o restaurante Naiah, com um cardápio inusitado, que tem um toque personalizado da casa, utilizando plantas da horta orgânica PANC.
Serviço:
Local: Avenida Brasil, 2000 – Nova Odessa, SP. (19) 3466-5587
Horários: Aberto de quarta-feira a domingo: das 9h às 17h
Mais informações: www.plantarum.org.br
Passeio de Balão
Para o casal que ama uma aventura, que tal aquele passeio nas alturas?
Boituva é um tradicional destino no interior de São Paulo para quem pensa em fazer um passeio de balão. Uma das opções é a Escola Brasileira de Balonismo, que tem uma estrutura para proporcionar uma experiência de contato com a natureza, com observação do nascer do sol de um jeito diferente.
Vale lembrar que o voo de balão acontece somente uma vez ao dia, no primeiro horário ao nascer do sol, entre 5h e 6h da manhã.
Serviço:
Local: Escola Brasileira de Balonismo. Estrada Maria Genaro Vitiello, 1830 – Boituva. (11) 95432-8854
Confira programação e valores diretamente no local
EcoParque Cassorova
Indicada como a cachoeira mais bonita de Brotas, com sua imponente queda d’água de 60 metros de altura, dá para aproveitar um refrescante banho na piscina natural que se forma na base. E para chegar até a Cachoeira Cassorova é preciso caminhar por 5 minutos em uma curta trilha de 200m, toda calçada, auto-guiada e com corrimão. É considerado um cartão postal de Brotas e a cachoeira foi eleita a oitava mais bonita do Brasil, e a número um do estado de São Paulo.
Além disso, o Ecoparque proporciona a contemplação da natureza no mirante Alto da Serra, com um belíssimo visual do Vale do Cassorova.
O espaço ainda possui uma estrutura com piscina, playground e vestiários com ducha quente, lanchonete e restaurante, além de outras atividades de aventura, como tirolesa e arvorismo.
Lembrando que a cidade de Brotas possui diversas outras atrações e parques naturais, além de atividades radicais diversas, como a prática do canyoning, mais conhecido como o rapel nas cachoeiras.
Serviço:
Local: EcoParque Cassorova. No Circuito das Cachoeiras, no bairro Patrimônio de São Sebastião da Serra, s/n, Brotas. (14) 99195-1122
Horário: todos os dias, das 9h às 17h
Ingressos: confira valores atualizados diretamente no local
Rancho da Tirolesa
Mais uma dica para aqueles casais que não dispensam uma aventura. O Rancho da Tirolesa é um cantinho que tem o aconchego da região. Um lugar que se destaca ao oferecer atividades radicais em meio à natureza, e ainda conta com um restaurante e uma vista única da Serra do Itaqueri.
No local é possível deslizar por 500 metros em meio às montanhas e apreciar toda a beleza natural ao redor, com uma mata nativa e um vale onde é possível desfrutar de uma visão privilegiada de sete municípios próximos a São Pedro.
Serviço:
Local: Estrada Vicinal Ulisses Guimarães. R. Serra do Itaqueri, 1, São Pedro. (19) 99964-9767
Horário: aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h
Ingresso: confira valores atualizados diretamente no local
Foto – crédito: Cesar Negreiros/divulgação
Parque Pico das Cabras – Museu Aberto de Astronomia
Em Campinas, uma dica de um passeio diferente é visitar o Parque Pico das Cabras e o Museu Aberto de Astronomia (MAAs), localizado no Pico das Cabras, no distrito de Joaquim Egídio, bem em frente ao Observatório Municipal de Campinas “Jean Nicolini”. O parque e o museu ficam em uma área particular, enquanto o Observatório é um espaço público, mantido pela Prefeitura.
O Parque Pico das Cabras tem uma parte externa com esculturas de corpos celestes e espaço para visitação, como o espaço da lua, o satélite esculpido de fotos reais da NASA. Outra atração é o Jardim Mitologia, espaço com oito estátuas da mitologia greco-romana. É possível aproveitar o momento em meio a toda a estrutura e perto da natureza, curtir o belo visual, já que o local está a 1080 metros de altitude.
Há ainda as atividades internas do museu, com a exposição Atlas, um espaço tematizado para aula e reflexões sobre as diferentes ideias e modelos em relação ao mundo e o universo através dos séculos; a exposição do Satélite Natural, a Lua, que traz de eclipses, ciclos lunares, missões a superfícies lunas e entre vários outros aspectos que envolvem astro mais próximo da Terra; a Sessão Planetário, com duração de 32 minutos, onde quem assiste faz uma viagem na história da Astronomia e seus instrumentos, o Sistema Solar, as Galáxias, Nebulosas e sobre as Origens do Universo; a Astronomia Noturna, realizada no ambiente do MAAs, uma atividade que observa o espaço Gaya, um lugar destinado a galáxias; o espaço Carl Sagan, onde são captados sons e os visitantes podem ouvir ao vivo os ruídos do universo; e ainda o Astrotheatro, onde é possível observar o céu a olho nu, em busca de constelações, com informações sobre as mitologias e as constelações.
Mais informações na matéria completa.
Serviço:
Local: Parque Pico das Cabras – Museu Aberto de Astronomia. Estrada do Capricórnio, s/n, Joaquim Egídio – Campinas. (19) 3844-9709 (19) 99482-0901
Horário: aberto nos fins de semana e feriados, a partir das 13h. De segunda a sexta é aberto somente para escolas.
Ingressos: confira valores atualizados diretamente no local
Mais informações e ingressos: www.museuabertodeastronomia.com.br
Foto no alto do texto: Alto da Serra/Serra Negra
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74