Os prefeitos da Região Metropolitana de Campinas (RMC) participaram de uma reunião nesta terça-feira (1º) em que foi deliberada a realização de megaoperação das forças de segurança para coibir festas clandestinas e em bares durante o fim de semana prolongado pelo feriado de Corpus Christi. Os 20 municípios também retomarão as barreiras sanitárias nas entradas das cidades a partir de quinta-feira, dia 3 de junho.
O detalhamento das medidas será definido em reunião nesta quarta-feira, 2 de junho, com os secretários de Segurança das prefeituras e os comandos das polícias Militar e Civil.
“Se não houver colaboração da população para evitar aglomerações, as cidades serão obrigadas a adotar medidas restritivas, como o retorno à fase vermelha do Plano SP. As aglomerações de hoje refletirão nos hospitais em duas semanas, com aumentos de casos de Covid”, afirmou o prefeito de Campinas, Dário Saadi.
A intenção dos prefeitos com a megaoperação é evitar que as cidades tenham que adotar medidas restritivas rigorosas como as que passaram a valer em Amparo. O avanço da doença fez a cidade adotar, a partir desta terça-feira (1º), as regras da fase emergencial, onde apenas serviços essenciais funcionam, e a decretar um lockdown nos próximos dois finais de semana, onde haverá proibição de funcionamento de mercados, postos de combustíveis e transporte público.
Segundo o prefeito de Campinas, medidas de combate às festas, que são responsáveis pela disseminação do coronavírus, são necessárias para evitar novos picos de casos, internações e mortes. Na reunião desta manhã, os prefeitos relataram preocupações com a possibilidade de recrudescimento da pandemia.
Fonte: secretaria de Comunicação da Prefeitura de Campinas
Foto: Fernanda Sunega/Prefeitura de Campinas
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74