Em virtude da reabertura dos restaurantes para atendimento presencial na fase de transição do Plano São Paulo de flexibilização econômica, mas ainda restrito a 25% da capacidade, o setor de bares e restaurantes da região de Campinas estima um aumento de 50% no consumo no próximo domingo, dia 9 de maio, quando é comemorado o Dia das Mães, em relação a 2020, quando os estabelecimentos estavam funcionando apenas com sistema de entrega.
O faturamento no ano passou ficou limitado a 20% sobre o total para a data, a segunda mais importante do ano para o segmento, de acordo com informações da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em Campinas e região.
Para Matheus Mason, presidente da Abrasel em Campinas e Região, a queda nas vendas é significativa quando comparada à comemoração da data em anos sem pandemia. “Mas é um alívio para o setor, que precisa fazer caixa para pagar dívidas e salários de funcionários e manter as portas abertas”, disse
Ele acredita que muitas famílias estão reaprendendo a sair de casa após mais de um ano de isolamento e entendendo que os restaurantes seguem normas e segurança. Mesmo assim, acredita que muitas pessoas, principalmente de mais idade, ainda deverão optar por se reunir em casa, pedindo pelo delivery ou encomendas.
“Neste ano ainda vamos observar um consumo bastante dividido entre venda presencial e delivery. O estabelecimento que oferecer os dois serviços deverá representar metade do faturamento normal do estabelecimento para a data”, acrescenta Mason.
Veja mais:
Confira a seção especial Dia das Mães
Foto: Gary Barnes – Pexels/banco de imagens
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74