Decreto publicado no Diário Oficial do Município desta terça-feira, 13 de abril, regulamenta o uso a Lagoa do Taquaral, em Campinas, para treinamentos, competições e eventos de remo, canoagem, stand up e natação. As atividades não estarão liberadas para a população. Elas serão restritas a treinamentos, eventos e programas de confederações, federações e entidades conveniadas da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.
O início dessas atividades esportivas, no entanto, dependerá do Plano São Paulo, que regra o funcionamento dos diversos setores durante a pandemia da Covid-19. O secretário de Esportes, Fernando Vanin, acredita que isso só deverá ocorrer quando Campinas ingressar na fase amarela ou verde. Ou seja, não há prazo para o início.
A proposta é tornar o local em espaço de prática esportiva, treinamentos, competições e eventos aquáticos, que tem sido uma demanda das entidades e esportistas. A qualidade da água para a prática esportiva, segundo Vanin, atende aos padrões de balneabilidade, conforme laudo realizado no ano passado.
A lagoa será liberada de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, à exceção dos feriados, para programas de atividades físicas, esportivas e eventos oficiais da Secretaria de Esportes.
A utilização da lagoa ocorrerá mediante autorizações, permissões e convênios e com solicitação prévia. O decreto estabelece que é de responsabilidade das entidades conveniadas a apresentação de exame médico dos usuários, comprovando sua aptidão para a atividade. Além disso, é de responsabilidade de cada entidade conveniada a fiscalização do exame médico pessoal e a sua renovação periódica, não excluindo o direito de a secretaria de solicitar reexame por órgão público de saúde.
Equipamentos necessários para a prática das atividades também serão de responsabilidade das entidades, que terão que manter a presença de guarda-vidas e o uso de coletes salva-vidas pelos participantes. As conveniadas ficarão responsáveis pela assistência e socorro médico que porventura sejam necessários, e deverão zelar pela higiene e manutenção da Lagoa Isaura Telles Alves de Lima.
Não será permitido consumo de bebidas e alimentos dentro da lagoa e não será permitido uso de copo ou garrafa de vidro e nem jogar qualquer lixo na água. A permissão de comércio ou instalações de equipamentos deverá seguir a legislação com o aval da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e dos Serviços Técnicos Gerais (Setec).
Fonte: assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Campinas
Foto: Carlos Bassan/Prefeitura de Campinas
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74